Hasteamento e desfile celebram Dia da Independência em Corumbá

Hasteamento do Pavilhão Nacional e desfile cívico-militar marcaram o 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, em Corumbá. A solenidade teve início às 9h30, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi o responsável por erguer a bandeira do País ao ponto mais alto do mastro central da Praça da Independência. "Hoje é dia de homenagear a pátria, de comemorar a data símbolo da Independência do Brasil. O ideal daquele 7 de setembro de 1822 que percorre a nossa história e somos hoje, milhões de brasileiros a refletir o quanto avançamos nessa conquista", destacou o chefe do Executivo corumbaense.

O prefeito ainda ressaltou o crescimento do país e o desenvolvimento de seu povo. "Os fatos demonstram de modo inequívoco que somos um país dono de si. A economia cresce, milhões de empregos são gerados, os investimentos estão aquecidos e o poder de compra do cidadão brasileiro melhorou. Já faz algum tempo que não ouvimos falar mais da dívida com o FMI, o Brasil não só pagou como conseguiu acumular reservas ao mesmo tempo em que milhões de brasileiros saíram da pobreza e outros milhões passaram a ter acesso a bens e serviços antes apenas sonhados", continuou.

"Somos uma nação ouvida e respeitada. E Corumbá cresce junto com o Brasil e nosso município que tem relevância histórica, cultura e natural vive hoje um povo com relevada alta estima. Nós, os brasileiros corumbaenses, trabalhamos para ver a nossa cidade acompanhar o ritmo do país. Neste mês cantaremos parabéns a Corumbá pelos 233 anos. O índice de Desenvolvimento da Educação Básica embora os desafios por maiores avanços, evoluiu acima do previsto. A Saúde já tem novos investimentos garantidos, entre eles, a implantação de diversos serviços no Hospital de Corumbá", salientou Ruiter, pontuando ainda os avanços na infraestrutura do município.

"A Corumbá do Pantanal do Brasil é verde e amarela, tem paixão pelo futebol, gosta do samba e é um povo alegre e vai seguir assim como a pátria amada em ritmo de crescimento", finalizou o prefeito. A comemoração pelos 189 anos da Independência continuou na avenida General Rondon, com o desfile cívico-militar. O comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, e o comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, contra-almirante Márcio Ferreira de Melo participaram das atividades.

O desfile começou às 10 horas, durou aproximadamente 1 hora e reuniu milhares de pessoas no trajeto entre a Frei Mariano e a Avenida. Pouco antes da solenidade o prefeito Ruiter juntamente com o Contra-Almirante Ferreira de Melo e o General-de-Brigada Sardinha passaram em revista à tropa dos grupamentos formados por militares da Marinha e do Exército e em seguida se encaminharam ao palanque das autoridades montado na avenida General Rondon. O efetivo do 6º Distrito Naval abriu o desfile, com os fardamentos tradicionais, além da viaturas e embarcações utilizadas pela organização militar.

Homens e mulheres da 18ª Brigada de Infantaria deram prosseguimento a solenidade também com as vestimentas tradicionais seguido pelos grupamentos da Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Desbravadores, Clube de Aventureiros e de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).