Guarda pede atenção no trânsito durante Dia de Cosme e Damião

O Pelotão de Trânsito da Guarda Municipal (GM) de Corumbá vai reforçar seu efetivo durante a comemoração do Dia de Cosme e Damião, celebrado nesta terça-feira (27). Durante todo o dia, 25 guardas ficarão posicionados nas ruas de maior movimento da cidade. Nos bairros, o trabalho preventivo será feito com apoio das viaturas da GM. A orientação para os motoristas é de atenção extrema nas vias, por causa do grande movimento de crianças. A orientação também vale para os pedestres.

Em Corumbá, a entrega de doces e outras guloseimas é tradição entre os devotos dos Santos. São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 depois de Cristo. Segundo a história, eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".

A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões. Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".