Escola Djalma Brasil abriga 1.200 alunos do berçário ao 9º ano

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) inaugurou nesta terça-feira (27) a Escola Municipal Djalma de Sampaio Brasil. Localizada na rua Gonçalves Dias, a unidade escolar beneficia os moradores do bairro Aeroporto e adjacências. São 1.200 alunos matriculados do berçário ao 9º ano. Só no setor destinado aos estudantes do ensino fundamental, foram construídas 10 novas salas de aula, divididas em quatro blocos, com área total de 2.334 m². A escola é equipada com laboratórios de ciências e informática, sala de professor, administração, diretoria e banheiros masculino e feminino. Rampas e outros equipamentos de acessibilidade atendem os padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

No Centro de Educação Infantil ServCarmo, que funciona em anexo ao Djalma Brasil, são mais quatro salas destinadas à pré-escola e outras três que atendem, em período integral, as crianças matriculadas na creche. O local foi completamente reformado e ganhou playground e outros espaços destinados a serviços diversos, como almoxarifado, cozinha, refeitório, lavanderia, área para secagem de roupa e dispensa. O prédio ainda é dotado de salas administrativas, sanitários e um pátio interno, completamente coberto. Os investimentos somam R$ 1.330.229,62, dos quais R$ 625 mil são recursos próprios do Município.

A obra faz parte do Projeto de Saneamento Integrado do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 1, que além da Escola e do Centro de Educação Infantil, estão levando mais de 1,5 quilômetros de galerias e asfalto para os moradores do bairro Aeroporto. "É uma satisfação muito grande, nesta manhã de 27 de setembro, dia dedicado ao Cosme e Damião, continuarmos comemorando os 233 anos de nossa cidade com muitas conquistas e avanços", destacou Ruiter durante a solenidade de entrega da instituição educacional.

Segundo o prefeito, a escola fortalece um importante patrimônio da sociedade corumbaense, que é a educação. "Estamos trazendo a comunidade do Aeroporto um equipamento novo, muito bem aparelhado e equipado, para que possa ser importante na consolidação da cidadania, fazendo que nossas crianças e jovens tenham a possibilidade de ter o conhecimento e o saber", reforçou. Para o secretário de Educação de Corumbá, a instituição de ensino vai cumprir outros papéis sociais fundamentais para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

"Além de ensinar, a escola cumpre o papel social de confraternizar e de socializar seus alunos. Eles aprendem muito com a convivência. A educação ajuda na formação do caráter, na forma de enxergar a vida e de conhecer as pessoas", afirmou Hélio de Lima. No Djalma de Sampaio Brasil e no Centro de Educação Infantil ServCarmo trabalham 52 profissionais da Educação. "A comunidade ganha muito com esta nova estrutura. A escola está pronta para receber seus alunos e ensiná-los a caminhar", completou a diretora da instituição, Luciene Magalhães Baracat.