Corumbá já vacinou 11,3 mil crianças contra o sarampo, 103,76%

A Prefeitura de Corumbá já vacinou 103,76% das crianças com idade entre um e menos de sete anos contra o sarampo, na Campanha Nacional de Imunização de Seguimento que vai até sexta-feira (30). É o que informa a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela ação, que está concluindo os trabalhos na área urbana e também na zona rural, inclusive na região ribeirinha, em pleno Pantanal, localidades de difícil acesso. Até o momento, a cobertura atingiu 11.328 menores, acima do previsto, que era de 10.918.

Os trabalhos, segundo o responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, enfermeiro Wangley Bento de Campos, vão até sexta. Conforme ele, os agentes comunitários de saúde estão engajados na campanha, fazendo uma ‘varredura' em suas áreas de atuação, na busca de crianças que ainda não tenham sido imunizadas. Wangley disse que este serviço está sendo realizado desde a semana passada, com o objetivo de não deixar nenhuma criança sem a dose da vacina.

Sobre o percentual já atingido, ele observa que a cidade sempre ultrapassa os 100% pelo fato de, além da população infantil corumbaense, o Município imunizar também crianças bolivianas. "Não podemos deixar de atender as famílias que procuram as nossas unidades de saúde", disse Wangley, lembrando que isto já se tornou uma rotina na cidade. Observa que é comum as unidades de saúde da cidade, inclusive a Santa Casa, atender pessoas residentes do outro lado da fronteira e que, o importante, "é não deixar nenhuma criança nesta faixa etária, sem a vacina".

Wangley destaca também o trabalho desenvolvido pelas equipes da Saúde na zona rural, principalmente na região ribeirinha, por meio do programa social Povo das Águas que, neste período, esteve em duas regiões. Além disso, lembra o apoio de parceiros, como a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval, que tem dado cobertura nas campanhas. "Tudo isso é importante para não deixarmos nenhuma criança sem ser vacinada", reforça.

Entre as cinco grandes cidades do Estado, além de Corumbá, Dourados e Ponta Porã também superaram 100%. Já Campo Grande e Três Lagoas estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a Capital do Estado está com 87,61% das suas crianças vacinadas (60.321 de um total de 68.848), e Três Lagoas com 88.89% (8.213 de um total de 9.240). Já em todo MS, o índice de cobertura chegou a 95,94% (224.599 crianças vacinadas de um total previsto de 234.108). A meta estabelecida pelo Ministério é atingir 95% do previsto.