Corumbá celebra 233 anos de fundação com show da banda Calypso

A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt confirmou na tarde desta sexta-feira (09) que a atração musical em comemoração aos 233 anos de Corumbá será a banda Calypso. Joelma e Chimbinha irão comandar as festividades no dia 21 de setembro, em show gratuito na praça Generoso Ponce e organizado pela Prefeitura Municipal. O grupo paraense é nacionalmente conhecido com sucessos como Acelerou, A Lua me Traiu e Chá de Maracujá.

De acordo com Heloísa Urt, uma grande festa é organizada pela Prefeitura Municipal para celebrar os mais de dois séculos de fundação de Corumbá. A confirmação do show está disponível inclusive no site oficial do grupo paraense (site.bandacalypso.com.br) para o dia 21 de setembro, uma quarta-feira. Antes de desembarcar no município pantaneiro, a banda irá gravar o primeiro DVD internacional do grupo no dia 17 em Angola.

Criação de Joelma e seu marido, o guitarrista Chimbinha, Calypso nasceu em Belém do Pará-PA. Longe das capitais e perto das fronteiras da região norte, a vocalista teve que dançar conforme sua música, uma apimentada mistura de ritmos caribenhos e nacionais, como lambada, guitarra e carimbó. E fez isso com a postura de uma banda independente. Sem gravadora, o casal construiu sozinho o vinculo entre os fãs, vendendo seus CDs nos mercados populares da cidade, a preço de custo, para que se tornassem conhecidos. Assim, sem saber, a banda estava prestes a se tornar um modelo de fazer negócios sem depender de terceiros.

Com mais de dez milhões de discos vendidos o grupo rapidamente ficou conhecido em todo o Brasil. Hoje possui uma estrutura de dois ônibus, um micro-ônibus e duas carretas que transportam toneladas de equipamentos. Ao todo, mais de 50 profissionais formam a família Calypso entre músicos, bailarinos, técnicos e produtores.  Os shows da banda utilizam tecnologia de ponta com som, iluminação e painéis de LED de alta definição que projeta imagens de última geração.