Com nova ala, Ruiter abre mais 510 vagas na Barão do Rio Branco

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) inaugurou no final da tarde de terça-feira (27), o novo bloco da Escola Municipal Barão do Rio Branco, o que permitiu ampliar o número de vagas na instituição, passando de 420 para 930 alunos. A construção da nova ala possibilitou ainda o atendimento a todas as séries do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, além da pré-escola. "Foram 50 anos de espera. Muitos prefeitos passaram, mas somente o prefeito Ruiter olhou para a nossa comunidade. Ele atendeu um anseio antigo dos moradores dessa região", enalteceu o diretor do estabelecimento, Genilson Canavarros de Abreu, durante solenidade que marcou uma nova era para a unidade escolar.

"Tenho que agradecer à comunidade que nos ajudou muito. Reivindicamos esta ampliação e o prefeito nos atendeu. A mudança foi radical. Hoje, todos estão felizes em estudar aqui, sentem orgulho, estão com a autoestima elevada. Hoje, todos vestem a camisa da barão e não sentem vergonha", expressou Canavarro, agradecendo também a secretária de Integração das Políticas Sociais, primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, que visitou a instituição antes da projeção da reforma e ampliação, e contribuiu para que tudo fosse realizado, ao encaminhar o pedido da comunidade ao prefeito Ruiter. Beatriz foi agraciada com uma camiseta da "Família Barão do Rio Branco", e o prefeito com uma camiseta da Escola.

O novo bloco

O bloco inaugurado pelo prefeito conta com oito salas de aula, biblioteca, sala multifuncional, sala de professores, secretaria, coordenação, diretoria e sala de informática, todas dependências climatizadas. A obra permitiu à Secretaria de Educação, disponibilizar um aumento sensível do número de vagas no estabelecimento que, a partir desse ano, passou a atender todas as séries do Ensino Fundamental.

Genilson destacou que com a ampliação mais que dobrou o número de alunos. "Agora, estamos atendendo a pré-escola, todas as séries do Ensino Fundamental e também a Educação de Jovens e Adultos", ressalta, lembrando que, antes da ampliação da escola, alunos que chegavam às séries mais adiantadas, eram obrigados a se transferir para outras escolas, interrompendo o trabalho iniciado na Barão, desde a pré-escola.

"Este problema acabou. Agora, as nossas crianças iniciam na educação infantil e seguem aqui até a conclusão do Ensino Fundamental. Isto é importante para o aprendizado dos alunos. Eles estão tendo uma sequência dentro da própria escola e isto evita desistência, principalmente pelo fato de ser difícil conseguir vagas em outras escolas. Agora, aqui, eles contam com acompanhamento direto, evitando evasão escolar", acentuou. E quando o novo bloco entrou em funcionamento, conforme o diretor, a procura por vagas foi intensa.

A escola atende os três períodos. No antigo prédio, funciona a pré-escola I e II, além das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, de manhã à tarde. No novo bloco, as 3ª, 4ª e 5ª séries no vespertino, e da 6ª à 9ª série, no matutino. "São 14 salas funcionando pela manhã, 13 à tarde e quatro à noite, com a EJA. Além disso, a escola investiu e climatizou todas as salas, permitindo maior conforto aos alunos. Todos estes investimentos permitiram recuperação da autoestima das crianças e isto reflete diretamente no aprendizado, tanto é que estamos com média no IDEB de 4,4 e, para este ano, já projetamos 5,4, pouco abaixo dos 6,0, estabelecidos pelo Ministério da Educação para 2022", enfatizou.

Canavarro recorda que, antes da ampliação, a Escola Barão do Rio Branco funcionava com apenas oito salas de aula. "A Prefeitura adquiriu esta área da Rede Ferroviária, o que permitiu ampliar a escola, com a construção do novo bloco, e também da quadra esportiva. Foi um grande avanço para todos nós", destacou. Além do novo bloco, a Prefeitura construiu uma cozinha com refeitório coberto; implantou novos banheiros, e construiu uma cobertura de acesso ao prédio. Os investimentos no local somam R$ 598.703,44. Além do novo bloco, a Prefeitura reformou totalmente o prédio antigo, com entrada pela Rua Tenente Melquíades, o que permitiu uma ampla melhoria nas cinco salas atuais e outras dependências, inclusive com espaço coberto para receber os pais, enquanto aguardam saida dos filhos, ou mesmo para reuniões e até festas.