Com CRAS e praça esportiva, comunidade celebra novas conquistas

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) iniciou na tarde de sexta-feira (16), uma maratona de inaugurações com a entrega do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma moderna praça de esportes, equipamentos que integram o novo conjunto habitacional implantado no Bairro Guató, dentro do projeto PAC – Casa Nova. As solenidades abriram a programação dos 233 anos de fundação de Corumbá, que acontece em 21 de setembro. São mais dois importantes benefícios para uma comunidade que, até bem pouco tempo atrás, vivia em condições precárias, sem mínimas condições de moradia.

O prédio do CRAS, localizado na Rua José de Barros Maciel, esquina com a 21 de setembro, foi a primeira obra entregue pelo prefeito corumbaense. Logo em seguida, junto com sua comitiva e moradores, ele se dirigiu à praça, edificada entre as 800 novas moradias do PAC – Casa Nova, para inaugurar um espaço reservado não só às crianças, mas também para adolescentes, jovens e adultos. Os dois novos empreendimentos integram um conjunto de equipamentos urbanos do novo conjunto habitacional, implantado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).

Os dois empreendimentos foram bastante comemorados pelos moradores. "Onde a gente morava faltava tudo, menos nossa esperança", dizia a dona de casa Sheila Aparecida da Rocha, 34 anos, mãe de sete filhos que, junto com o marido, moravam no Cravo Vermelho III. "Era muito difícil lá (Cravo III). A gente vivia em uma situação precária. Não tinha qualquer estrutura. Aqui não. Melhorou bastante. Mudou da água para o vinho", exemplificou.

Sheila diz que hoje, ela e sua família estão em um local mais confortável e, ainda por cima, sendo atendidos com mais benfeitorias. "Vamos contar com um local onde as mães poderão participar de cursos profissionalizantes, gerar renda e ajudar os maridos. Nossos filhos também estão sendo atendidos com esta praça, mas temos que nos preocupar com a sua preservação e evitar atos de vandalismos", orienta, olhando para o outro lado da rua de sua casa, José de Barros Maciel, onde a Prefeitura constrói um centro de educação infantil. "Vai ficar melhor ainda com escola e com o posto de saúde", comemora.

Realizada

Vizinha de Sheila, Lúcia Fátima Correa, 45 anos, é outra que diz só ter motivos para comemorar, agora. Mãe de três filhos, ela lembrou um passado recente, quando residia no Cravo Vermelho III. "A gente vivia numa situação precária. O nosso barraco não tinha nem banheiro. Em época de chuva era só lamentação. Hoje mudou. Estamos de casa nova e ganhando mais benfeitorias", disse, enquanto o prefeito entregava o prédio do CRAS.

Lúcia confessou que não acreditava que "tudo isto pudesse acontecer um dia. Temos que ver para crer. Hoje, estamos de casa nova, com mais conforto; o CRAS para gente realizar cursos; uma praça esportiva para as crianças; no futuro uma escola e um posto de saúde. Aqui esta muito melhor que no Cravo. Estamos ganhando muita coisa de bom. Toda a comunidade está ganhando A gente já pode se sentir realizada com tudo isto aqui, bem perto da gente", ressaltou.

Esporte e lazer

Além do CRAS, onde as famílias terão uma série de atividades sociais, o novo conjunto habitacional ganhou também uma praça esportiva, espaço reservado principalmente para as crianças que, antes mesmo de inaugurado, já vinha sendo utilizado por elas. O pequeno Paulo Sérgio Souza, de 14 anos, aluno da Escola Almirante Tamandaré, fã de futsal, diz que a quadra é o seu lugar preferido. "Antes, a gente jogava boa na rua ou no campinho que fizemos no meio do mato. Aqui, é bem melhor", dizia.

"Melhor do que nada", emendou seu colega Tony Soares Lemes, 13 anos, aluno do Clio Proença. "Antes não tinha nada. Agora temos esta praça, com quadra de futsal, campo de futebol…", prolongou, já chamando os amigos para uma partida de futsal. Os dois dizem que só não vão para a quadra de área. "Lá, só as meninas jogam, vôlei", concluiu.