Com autoestima elevada, Corumbá celebra os 233 anos caminhando

Com autoestima elevada, a população corumbaense saiu às ruas para celebrar os 233 de fundação de Corumbá. Foi neste sábado (24) pela manhã, durante a sexta edição da “Caminhada Por Amor a Corumbá”, evento idealizado em 2005, quando a cidade ainda vivia dias de incertezas, devido à estagnação ocorrida nos anos anteriores. O aniversário aconteceu no dia 21 de setembro, quarta-feira. No entanto, as celebrações continuam e, hoje, cerca de 5,5 mil pessoas participaram da já tradicional caminhada, contagiando a todos durante o trajeto, em especial no centro comercial, fazendo com que todos saíssem às portas, para participar de um momento especial de declaração de amor à maior cidade pantaneira.

 

Considerada como uma das maiores manifestações já realizadas na cidade, a “Caminhada Por Amor a Corumbá” reuniu pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade. Logo cedo, na concentração em frente ao Ginásio Poliesportivo, na Rua Porto Carrero, a movimentação era intensa e o som ficava por conta das bandas de percussão das escolas corumbaenses, inclusive as da rede privada. Soldados do Exército e da Marinha do Brasil também se juntaram à corrente positiva para, mais uma vez, celebrar a Capital do Pantanal.

 

O ato foi iniciado por volta das 09h30. Na frente, comandando a Caminhada, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) idealizador do programa em 2005, que surgiu justamente para elevar a autoestima do corumbaense, até então, descrente e até mesmo pessimista. Hoje, ao chegar à concentração, o prefeito encontrou um clima totalmente diferente de anos atrás. Sorriso estampado no rosto, os participantes davam mostras de que a cidade celebra um novo momento, contagiando quem estava pelas calçadas.

 

“É a reafirmação de um compromisso de amor a Corumbá”, disse o prefeito ao chegar à concentração e encontrar uma verdadeira multidão, cantando e exaltando tudo aquilo que sente pela sua cidade. “Isto é uma prova de que reascendeu o espírito de ser corumbaense, do amor que este povo tem pela sua terra”, continuou para, em seguida, celebrar a própria população que, no entender dele, é o maior bem corumbaense, que “demonstra confiança e que, cada vez mais, se dedica à sua cidade”.

 

Junto com a primeira dama e secretária de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, o prefeito corumbaense participou de todo o trajeto (Antônio João, Cabral, Frei Mariano, Delamare, 15 de Novembro, até a Praça da Independência, onde está instalado o Jardim da Primavera, que celebra os 233 anos). Cumprimentou pessoas, conversou bastante, brincou com os amigos vascaínos, flamenguistas e fluminenses (ele é botafoguense). Agradeceu a todos os participantes e à população, afirmando que, mais uma vez, a Caminhada serviu para “despertar o orgulho de viver em Corumbá, de ser cidadão pantaneiro”, que é a principal “razão de ser dessa terra. Foi um ato belíssimo que retratou todo o orgulho de ser corumbaense”.

 

O evento foi organizado pela Secretaria de Integração das Políticas Sociais. Para a secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, a Caminhada mostrou que a população recuperou sua autoestima. “Corumbá cresceu, desenvolveu e a nossa população demonstra cada vez mais que se sente feliz em viver nesta cidade maravilhosa”. Beatriz agradeceu aos parceiros, em especial às inúmeras instituições participantes, representando os mais diferentes segmentos da sociedade, independente de nível social.

Transformação

 

O deputado Paulo Duarte (PT) também participou do evento. Ele estava no bloco da frente, ao lado de Ruiter, secretários e convidados, entre eles o contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil. “Este ato encerra a semana de comemorações do aniversário de Corumbá com chave de ouro. Uma semana com muitas inaugurações, lançamentos de obras e benfeitorias que, cada vez, elevam a qualidade de vida do corumbaense, que sente orgulho de viver nesta terra. São obras emblemáticas, sonhadas há décadas que estão virando realidade. A população de Corumbá está com sua autoestima recuperada, não tenho dúvida disso”, afirmou.

 

A “Caminhada Por Amor a Corumbá” foi encerrada na Praça da Independência, com direito a muito samba. Com balões colorindo o céu corumbaense, os participantes comemoravam mais esta celebração de aniversário da cidade. “O São João não poderia ficar ausente. Tinha que estar presente nesta festa de aniversário. O Arraial do Banho de São João é uma tradição e nós também celebramos a nossa cidade”, destacou o festeiro Alfredo Ferraz, que desceu com toda sua equipe para participar da sexta edição da “Caminhada Por Amor a Corumbá”.