Campeonato Amador-Série A prossegue nesta sexta-feira, na Nob

Coordenada pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), em parceria com a Liga de Esportes (Lec), a Série A da Copa Integração Popular de Futebol Amador prossegue nesta sexta-feira (23) no campo da Esplanada da Nob. Às 20 horas, o Amigos enfrenta o 3M na estreia do grupo C. A primeira rodada termina no sábado (24), no estádio Arthur Marinho, com o confronto entre Corumbaense e Nacional, pela chave A, às 16 horas. Na abertura da Série A, a Associação Castro derrotou o Brandão Júnior por 2 a 1, em partida válida pelo grupo B. Guga e Nego fizeram os gols da vitória, com Kaliu descontando para o Amarelão da Baixada.

Neste ano, o principal campeonato de futebol amador de Corumbá reúne 10 times, já que Santa Fé e MRT pediram afastamento da competição. Nacional, Corumbaense e Aeroporto estão no grupo A. No B ficaram o Brandão Júnior, Associação Castro e o Enira. No C estão o Amigos, João de Deus, 3M e CL, estes dois últimos oriundos da Série B deste ano. Os dois primeiros de cada chave avançam para as quartas-de-final, assim como os dois melhores terceiros colocados pelo índice técnico.

No mata-mata, o primeiro colocado do grupo C enfrenta o segundo do A; o primeiro do B pega o melhor terceiro colocado; o líder da chave A joga contra o segundo melhor terceiro; e os dois segundos do B e C se enfrentam. Os times entram em campo em totais igualdades de condições. No caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida, logo e em seguida, em uma série de cinco penalidades para cada equipe. Persistindo o empate, serão cobrados pênaltis alternados até que se definam os vencedores.

A semifinal será decidida em jogos de ida e volta. Em caso de dois resultados iguais, uma vitória para cada lado com o mesmo saldo de gols ou dois empates, a disputa vai para os pênaltis. A mesma regra serve para a final, prevista para dezembro. O campeão da Série A do Campeonato Amador fica com o troféu transitório Edu Diniz e uma taça definitiva pela conquista, além de medalhas e a premiação de R$ 1.500. O vice fatura R$ 1.000 e também troféu e medalhas. O artilheiro e o melhor goleiro também serão homenageados com troféus personalizados.

Futsal

Coordenada pela Funec, a Liga de Corumbá volta a quadra neste sábado (24) pela terceira e última rodada da primeira fase do Campeonato Estadual Principal de Futsal. Às 19 horas, a equipe enfrenta o ABC, em Campo Grande. O adversário é o lidar da chave com 6 pontos. A seleção de Corumbá aparece em segundo com 4 pontos. Quem vencer fica na primeira colocação da chave e ganha o direito de decidir a semifinal em casa. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a semifinal, que será jogada em duas partidas (ida e volta), quando o primeiro da chave enfrenta o segundo do A.

Havendo igualdade de pontos após as duas partidas semifinais (independente de saldo de gols), o primeiro colocado de seu grupo joga a prorrogação (com dois tempos de 5 minutos) pelo empate. Os finalistas disputam a decisão em um play-off de três jogos. O campeão representa Mato Grosso do Sul na Taça Brasil de Clubes de 2012. A Liga de Corumbá participa do 32º Campeonato Estadual Principal com apoio total da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Funec, e da Liga de Futsal de Corumbá.