Ato na segunda marca pactuação do projeto MS Sem Fronteiras

A Prefeitura de Corumbá assina segunda-feira (19) a Pactuação do Plano de Trabalho do Projeto Integração Produtiva de Micro e Pequenas Empresas em Ambiente de Fronteira – Bolívia, Brasil, Paraguai – MS Sem Fronteiras. O evento está programado para às 07h30, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. A iniciativa busca o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nos três países por meio de um trabalho desenvolvimento da linha de fronteira, buscando oportunidades de expansão das relações comerciais, possibilitando ações conjuntas.

O projeto vem sendo acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Luciano Signorelli Costa, visando ações desenvolvidas pelo projeto. A pactuação propõe estimular o desenvolvimento e a consolidação dos micro e pequenos empresários na fronteira de Mato Grosso do Sul. É desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estão previstos investimentos de US$ 2,5 milhões na preparação e capacitação dos empreendedores instalados nas cidades de Corumbá, Ladário e Ponta Porã, do lado brasileiro; Puerto Suárez e Puerto Quijarro, na Bolívia; e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Os territórios contemplados pelo MS Sem Fronteiras terão mais de 500 ações previstas para o desenvolvimento do projeto. "Esperamos que as Prefeituras participem do dia a dia do projeto, na definição das ações, com suas equipes técnicas e na convergência que as duas Administrações tem com o setor produtivo", explicou a diretora operacional do SEBRAE-MS, Maristela França.

Para a diretora operacional do Sebrae-MS, Maristela França, "Os administradores públicos se mostraram extremamente envolvidos, fazendo considerações importantes. E eles têm uma visão ampliada sobre a fronteira. Saímos com uma expectativa muito boa, tanto da receptividade, quanto da continuidade da parceria dessas duas prefeituras no projeto".

"Este projeto que visa, principalmente por meio dos pequenos e micro empresários, estimular este segmento produtivo para promover a inclusão deles no mercado. Ou seja, dar-lhes condição, capacitação e fazer com que tenham maior competitividade e, assim, possam se inserir neste sistema globalizado atual", comentou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Para o Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Luciano Signorelli Costa, "Este projeto é de extrema importância para o desenvolvimento da região de fronteira, pois a América do Sul e a América Latina serão as rotas do desenvolvimento do mundo nos próximos anos. Daqui a quatro anos, a Prefeitura de Corumbá, juntamente com o Sebrae, esperam que haja empresas com grande competitividade nas relações entre Brasil e Bolívia, mas também na relações da América do Sul com os outros continentes com os quais forem negociar".

Programação

Data:19 de setembro de 2011 (segunda-feira)
Horário: 7:30h as 9:30h
Local: Foyer do Centro de Convenções de Corumbá

Formato: café da manhã Express
Objetivo: Assinatura da pactuação do plano de trabalho do projeto "Integração Produtiva de Micro e Pequenas Empresas em Ambiente de Fronteira – Bolívia, Brasil, Paraguai – MS Sem Fronteiras" entre organizadores e instituições de apoio.

Organizadores

SEBRAE/MS e Prefeitura Municipal de Corumbá – Superintendência de Indústria e Comércio

Apoio

Prefeitura de Corumbá
Prefeitura de Ladário
Municipalidad de Puerto Suarez
Municipalidad de Puerto Quijarro
Consulado do Brasil em Puerto Suarez
Consulado da Bolívia em Corumbá
Consulado da Bolívia em Campo Grande
Associação Comercial de Corumbá
Fundación Trabajo Empresa
CAINCO – German Busch

07h30 – Início do café da manhã
08h00 – Abertura protocolar
08h05 – Boas vindas (conselheiro/Diretor do SEBRAE – a definir)
08h15 – Apresentação do projeto MS Sem Fronteiras com Maristela França (confirmada)
08h30 – Assinatura da Pactuação do Plano de Trabalho do projeto MS Sem Fronteiras (Previsão de assinatura das instituições organizadoras e de apoio, conforme relação acima)
08h50 – Fala da Municipalidad de Puerto Suarez
09h00 – Fala da Municipalidad de Puerto Quijarro
09h10 – Fala da Prefeitura de Ladário
09h20 – Fala da Prefeitura de Corumbá
09h30 – Encerramento