Alunos do curso de Libras celebram Dia do Surdo com mobilização

Uma ação no sábado (1º) marca em Corumbá, momentos de conscientização sobre o Dia Nacional e Mundial do Surdo, celebrados em 26 e 30 de setembro, respectivamente. A movimentação está a cargo dos alunos do curso de Libras do Centro de Qualificação para o trabalho Dom Bosco, mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana. O ato aestá programado para o período das 9 às 11 horas, no cruzamento das ruas Frei Mariano com a 13 de Junho.

A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da valorização do deficiente auditivo e da necessidade de inseri-lo no mercado de trabalho. Como se sabe, já há exemplo de pessoas portadoras desse tipo de necessidade, já desenvolvendo atividades normais no mercado, demonstrando profissionalismo com qualidade. Os alunos estão tendo apoio da professora Laura Segóvia, instrutora do curso.

A coordenadora do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, Eliane Rita, destacou que esta iniciativa é de grande valia. Conforme ela, as pessoas poderão "conhecer e se conscientizar um pouco mais sobre a necessidade da valorização dessas pessoas, mostrando que apesar das limitações eles têm capacidade de ter uma vida digna e com qualidade".

O responsável pelo setor do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Dilson Fonseca, concorda com Eliane, reforçando que a mobilização servirá também para mostrar que estas pessoas podem se tornar independentes financeiramente e ter melhor qualidade de vida. "É uma ação que vem ao encontro dos objetivos do nosso secretário Haroldo Cavassa e do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira), que tem dado condições para que todos os alunos do Centro de Qualificação possam ter uma melhor qualidade de vida e viver com dignidade".