Semana do Aleitamento Materno mobiliza UBSFs em Corumbá

Durante toda a Semana Mundial do Aleitamento Materno, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Corumbá realizam atividades de divulgação e conscientização sobre a importância da amamentação. Na sexta-feira (05), um abraço simbólico na Maternidade fecha a campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Atenção Básica da Rede Amamenta Brasil. Na noite desta segunda-feira (01), durante a abertura da programação, realizada no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou o papel dos homens no incentivo ao aleitamento materno.

"Nosso papel aqui enquanto agente político, pai e esposo, é fazer este trabalho de conscientização sobre a importância da mãe amamentar seu filho recém nascido. Nós homens temos que nos envolver cada vez mais com isso", afirmou Ruiter. Esta parceria, segundo o prefeito, é essencial na construção de uma Corumbá mais saudável e fraterna. "Precisamos ser parceiros neste processo de formação de uma sociedade melhor. E para isso, cada um tem que fazer sua parte", completou.

Representando o secretário de Saúde, Lauther da Silva Serra, o coordenador de Atenção Básica em Saúde, Emerson Moreira, ressaltou os grandes avanços alcançados pela área nos últimos anos, principalmente na média de alta complexidade, onde as perspectivas são de um desenvolvimento ainda maior. Mas ele também lembrou que nada disso seria possível não fosse o fortalecimento da Atenção Básica. "Na metade dos anos 90, a mortalidade infantil em Corumbá era uma das maiores do Estado, sendo a diarréia a principal causa de morte. Hoje o quadro é outro. Nossa enfermaria de diarréia não tem, ninguém internado a mais de dois meses".

Para o vereador Evander Vendramini (PP), presidente da Câmara de Vereadores, essas conquistas são frutos de um trabalho de prevenção e alerta à população. "Este tipo de campanha vai trazer esclarecimento às pessoas que não tem este conhecimento. E a Administração Municipal tem feito este trabalho", disse. O tema deste ano da Semana Mundial do Aleitamento Materno é "Amamentação – Uma Experiência em 3D", idealizado pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA).

Alerta

O cirurgião dentista Marcelo Regenold de Freitas, coordenador de Aleitamento Materno de Corumbá, descreveu a realização Semana Mundial como um alerta às mães e país, cuja principal objetivo é a proteção, apoio e estimulo a amamentação. "Além de garantir um desenvolvimento sadio a criança, este ato aumenta o afeto entre mãe e bebê, fortalecendo os vínculos familiares", destacou.

Corumbá foi a primeira cidade do País a ser credenciada na Rede Amamenta Brasil, programa do Ministério da Saúde voltado à promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno. As Unidades de Saúde Doutor Breno de Medeiros, Dom Bosco, Doutor Gastão de Oliveira, Nova Corumbá, Doutor Humberto Pereira, Doutor Enio Cunha, Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu, Taquaral e os 16 tutores formados no município receberam a certificação em dezembro de 2010.