Semana do Aleitamento Materno começa esta noite em Corumbá

Começa nesta segunda-feira (1º de agosto) a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Corumbá. A programação será realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência de Atenção Básica da Rede Amamenta Brasil da Secretaria Municipal de Saúde. O tema deste ano é "Amamentação – Uma Experiência em 3D", idealizado pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). A abertura oficial será realiza às 20 horas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno contará com atividades, durante os dias 2, 3 e 4 de agosto, em várias Unidades de Saúde da Família (USFs) de Corumbá. Serão palestras, confraternizações e ações com o objetivo de chamar a atenção de gestantes e lactantes sobre os benefícios do leite materno nos primeiros meses de vida dos bebês. "Cada unidade de saúde teve a liberdade de realizar a ação que mais lhe agradar e atenda as necessidades das pacientes", comentou o coordenador de Aleitamento Materno, Marcelo Regenold de Freitas.

A programação prevê para a sexta-feira (5) uma ação de conscientização por meio de panfletagens. Marcelo explica que a novidade é que estes material de divulgação conta com textos em português e espanhol. "É uma forma de levar a mensagem para os vizinhos bolivianos sobre a importância do aleitamento materno", atentou. A ação será realizada no Posto Esdras e também na rua XV de novembro, em frente a Maternidade de Corumbá, onde também está previsto um abraço coletivo com a participação de várias entidades da sociedade corumbaense.

O tema da campanha deste ano fala sobre as várias formas de explicar os benefícios do aleitamento para a mãe e o bebê, além da importância de divulgar esses valores e aumentar o alcance das informações com os diversos recursos disponíveis na comunicação, como internet e redes sociais. Para se adequar, a Prefeitura criou um twitter: @amamentacorumba e um e-mail, com o objetivo de estreitar a relação entre a comunidade e o poder público municipal. O endereço eletrônico da Coordenação de Aleitamento Materno é redeamamentacorumba@hotmail.com

Rede Amamenta

Corumbá foi a primeira cidade do País a ser credenciada na Rede Amamenta Brasil, programa do Ministério da Saúde voltado à promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno. As Unidades de Saúde Doutor Breno de Medeiros, Dom Bosco, Doutor Gastão de Oliveira, Nova Corumbá, Doutor Humberto Pereira, Doutor Enio Cunha, Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu, Taquaral e os 16 tutores formados no município receberam a certificação em dezembro de 2010.

"Estamos mostrando nossa preocupação com a vida, pois falar em aleitamento materno e, priorizar este programa é, de fato, estar cuidando de vidas", comentou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), durante o evento de credenciamento, acrescentando: "Conhecendo a fundo a rede, vemos que apostar no aleitamento, incentivar a amamentação, significa reduzir o índice de mortalidade infantil". Dados recentes mostram que, de cada 1 mil crianças recém nascidas no Brasil, 23 vem a óbito. "Precisamos trabalhar para que este número diminua. Corumbá está dando sua parcela de contribuição. Queremos mostrar ao Mato Grosso do Sul e ao Brasil que engajar, apoiar um programa que prioriza a vida tem de ser fundamental. Esta é a grande lição que fica deste incentivo e deste reconhecimento", complementou Ruiter.