Saúde leva ações para a região de Maria Coelho na quinta-feira

A Prefeitura de Corumbá, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à pasta da Secretaria de Saúde, realiza na quinta-feira (11), mais uma ação na área rural do município, com foco principalmente na raiva animal e leishmaniose. Os trabalhos serão desenvolvidos na região de Maria Coelho, a partir das 08 horas, na Escola Castro Alves, extensão da Escola Municipal Rural Carlos Cárcano.

Esta será a terceira comunidade visita pelos agentes do CCZ. Antes, a equipe já havia trabalhado as localidades do Distrito de Albuquerque e o Tamarineiro I. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, a ação contará com uma equipe de quatro pessoas, sendo duas responsáveis pelo trabalho de educação em saúde, e outras duas do setor de canil, responsáveis pela captura e coleta de sangue de animais (cães), atendendo pedido dos proprietários.

O programa está sendo desenvolvido como forma de trabalhar a população repassando informações importantes sobre como se prevenir de doenças como a dengue, leishmaniose, raiva animal, entre outras, além de efetuar captura e coleta de sangue dos animais para análise. Além de coleta de sangue de cães para diagnóstico de leishmaniose, a equipe fará um trabalho de educação em saúde. O trabalho conta com apoio de uma ‘carrocinha'.

A Secretaria de Saúde já divulgou o cronograma de atendimento a outras localidades, elaborado em conjunto pelo CCZ e enfermeiras responsáveis pelas equipes do Estratégia de Saúde da Família de cada região. Será desenvolvido sempre às quintas-feiras e, para o dia 18 de agosto, o trabalho acontece no posto de saúde do Tamarineiro II. Já no dia 25, será no assentamento São Gabriel I e II, na localidade conhecida como retiro. Para setembro, os atendimentos acontecem dia 1º, no Tamarineiro II Sul, no posto de saúde Auxiliadora; no dia 08, no Urucum, na unidade de saúde local; dia 15, no Taquaral, na Escola Monte Azul; dia 22, nas regiões do Mato Grande e Albuquerque, no posto de saúde local, e dia 29 de setembro, no Taquaral.