Ruiter destaca atuação da SSCH, “orgulho para os corumbaenses”

"A Seleta Sociedade Caritativa Humanitária desenvolve um serviço essencial maravilhoso, complementar às políticas públicas. É um orgulho para Corumbá". A afirmação é do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que, na noite de terça-feira (02), participou da solenidade comemorativa aos 103 anos de fundação da instituição que surgiu no Bairro Cervejaria e, hoje, está presente em três regiões brasileiras, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Brasília. Para ele, esta data é importante não só para os seletianos, mas também para toda a cidade corumbaense, pelo trabalho que desenvolve em favor da população mais carente.

Durante as comemorações, o prefeito corumbaense reforçou ainda mais a parceria com a instituição, anunciando a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro da Cervejaria, destinado a atender a comunidade carente, inclusive com programas de capacitação profissional e geração de renda. "O CRAS vai funcionar no prédio onde a SSCH iniciou suas atividades 103 anos atrás, que foi cedido para a Prefeitura, por meio de uma parceria, e que irá cumprir um papel importante, atendendo a população mais carente, justamente aquilo que a Seleta prega", ressaltou.

O CRAS III vai funcionar no antigo prédio da instituição, onde funcionou a Escola 21 de Setembro, que está sendo totalmente reformado e ampliado pela Prefeitura, com recursos próprios, via Fundo Municipal de Investimento Social. O imóvel foi repassado ao Município por meio de comodato. Com as obras, passará de 390,87 para 460,87 metros quadrados, edificados em um terreno de 872,60 metros quadrados. A instituição será dotada de oito salas multiuso (reuniões, cursos, etc.), além de cozinha, lavanderia, área de serviço, sanitários masculinos e femininos e pátio externo, tudo com acessibilidade.

Ruiter lembrou que no local serão oferecidos uma série de projetos sociais como cursos profissionalizantes e a realização de palestras sobre os mais diferentes temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, bem como oficinas de dança para crianças, adolescentes e adultos, e trabalho com grupos de idosos e portadores de deficiências.

O prefeito enalteceu a atuação dos integrantes do quadro da Seleta de Corumbá, Ladário e de Porto Esperança. "Quando as pessoas se dedicam a esta causa, temos certeza que melhoraremos a vida daqueles que precisam. Estamos felizes pelo exemplo, força, dedicação e doação dos seletianos à causa dos que mais necessitam", acentuou, para elogiar a iniciativa de um grupo de jovens que, 103 anos atrás, "já pensavam em atender as famílias mais carentes".

Semente germinada

O presidente Nacional do Grande Quadro da SSCH, Adir Paes da Silva, participou da solenidade e destacou o trabalho desenvolvido na região em parceria com a Prefeitura e outras instituições, como o Lions Clube, Rotary, Maçonaria, Marinha do Brasil, Exército, entre outros. Destacou o prefeito Ruiter, "parceiro que também sonha como a gente". Na opinião dele, tudo isto é reflexo da semente plantada 103 anos atrás por um grupo de jovem que sonhou com dias melhores para aqueles que mais necessitam. "A semente germinou e resultou em bons frutos", enfatizou.

O presidente do quadro de Corumbá, Carlos José Gaspar dos Santos, foi outro a elogiar o trabalho em parceria desenvolvido na cidade. "A Prefeitura, Marinha, Exército, Lions, Maçonaria, Rotary e outros, são parceiros. Todos têm a mesma filosofia da SSCH que é ajudar os menos favorecidos", argumentou, para em seguida, fazer uma cobrança: "Não basta só a Prefeitura. Ela faz a parte dela, mas nós temos que fazer a nossa".