Prefeitura prepara Conferência Municipal da Juventude do dia 20

Com a realização de uma série de Conferências Livres da Juventude, a Prefeitura de Corumbá dá sequência às etapas reparatórias para a 2ª Conferência Municipal da Juventude, prevista para o dia 20 deste mês. Pelo menos mais cinco edições serão realizadas na cidade, voltadas para mulheres jovens, jovens em medidas socioeducativas, juventude evangélica e católica e universitários, envolvendo mais de 1 mil pessoas. Conforme o gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana, os encontros são importantes para a discussão de propostas nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, esporte, tempo livre e transporte.

Até então já foram realizadas 13 Conferências Livres, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) das áreas urbana e rural, juventude negra, jovens da Unidade Educacional de Internação (Unei Pantanal) e de medidas socioeducativas, além de pessoas atendidas por programas sociais. As datas das próximas edições estão sendo definidas pela gerência, ligada à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. "Depois das eleições, o principal instrumento para saber o que o povo quer são as conferências. Isto está acontecendo em Corumbá e é importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a esta camada da população", comentou Márcio.

Quem também elogia a iniciativa dos jovens é a coordenadora do Projovem Adolescente do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II), Aurice Romero. Para ela, é muito importante que o jovem tenha espaço para expressar o que pensa, "e as conferências auxiliam essa conscientização de que a juventude pode ajudar a sociedade a ser melhor, mais ativa", concluiu. A conferência municipal marcada para 20 de agosto será importante também para eleger os delegados que participarão da etapa estadual, marcada para o fim de outubro. A etapa nacional será no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF).