Prefeitura entrega coletâneas pedagógicas às 9h30 desta terça-feira

Após dois anos de intensa pesquisa e trabalho, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a entrega das "Coletâneas Pedagógicas – Práticas para a sala de aula". São cinco livros com informações e propostas educacionais voltadas aos alunos da 1ª à 5ª série da Rede Municipal de Ensino (Reme). As solenidades oficiais serão nesta terça-feira (16) às 9h30 e às 15h30, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Todos os professores e diretores das escolas do Município receberão a nova coletânea. Ao todo, 1,2 mil exemplares serão distribuídos. O material de apoio possui gravuras, poemas, textos e informações sobre matemática, português, história, geografia, artes e ciências. Os conteúdos serão trabalhados em todas as áreas do conhecimento de forma regionalizada, utilizando exemplos do cotidiano dos alunos, como os artistas e escritores de Corumbá e região.

A coletânea é fruto de discussões coletivas, oriundas das formações em serviço e reuniões por pólo dos diversos segmentos da secretaria municipal de educação durante a construção de propostas educacionais e apoio pedagógico aos docentes da REME, para o Ensino Fundamental de 1ª a 5ª série. "A Prefeitura Municipal de Corumbá acredita, desta forma, estar contribuindo para a construção do saber no cotidiano da sala de aula, em consonância com as reais necessidades da educação no mundo atual, em especial com as peculiaridades sócio-econômico-culturais da nossa região", explicou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

"Este material servirá como mais uma ferramenta importante no trabalho do professor pela busca da qualidade do ensino público", complementou Hélio.  As "Coletâneas Pedagógicas" têm sua fundamentação teórica e prática nas Diretrizes Curriculares Municipais (editadas em 2007), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's – 1997), nos Livros Didáticos fornecidos pelo Ministério de Educação (MEC) às unidades escolares, ano base 2010, bem como em outras fontes bibliográficas (livros e sites educativos).