Povo das Águas leva atendimento para famílias do baixo Pantanal

Será realizada entre os dias 22 e 25 de agosto a 12ª edição do Programa Social Povo das Águas. As equipes da Prefeitura Municipal vão levar atendimentos médicos e sociais para os ribeirinhos da parte baixa do Pantanal de Corumbá. De acordo com o cronograma de atividades, por volta de 800 pessoas devem ser atendidas durante os quatro dias. A ação é coordenada pela da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, juntamente com as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Defesa Civil e a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

Esta será a segunda vez que as equipes do programa levam atendimento aos moradores da região do Pantanal Sul, em 2011. O foco desta edição está no auxílio às famílias ribeirinhas que tiveram prejuízos por conta da exagerada cheia no Pantanal registrada neste ano. Áreas e residências ficaram inundadas com as águas do rio Paraguai e seus afluentes. Preocupada com este cenário, a Prefeitura de Corumbá busca ações e medidas para amenizar o sofrimento destas pessoas que sobrevivem da pesca, pequenas produções rurais ou são funcionários em fazendas, sendo que a cheia de 2011 prejudicou os lucros nesses três setores.

Todas as famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência e Cidadania e pela Defesa Civil receberão agasalhos, mantas e cobertores doados pela Receita Federal, além de lonas e cestas básicas. A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário oferece também um kit de legumes e frutas, alimentos produzidos nos assentamentos da região e adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea.

Programação

Os atendimentos da 12ª Edição do Povo das Águas começam no dia 22, segunda-feira, no Porto Formigueiro, das 8h às 12 horas. No período da tarde, das 14h às 18 horas, o barco atenderá no Porto da Manga. No dia seguinte (23), a ação se concentra na região de Forte Coimbra, na Escola Municipal Ludovina Portocarrero, das 8h às 14 horas. Na quarta-feira (24), o Povo das Águas chega ao Porto Esperança. Os atendimentos médicos, odontológicos, sociais e educacionais serão realizados em frente a Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 8h às 14 horas. Esta edição encerra no dia 25 (quinta-feira) no Porto Morrinho.