Povo das Águas leva atendimento a ribeirinhos de Porto Esperança

A equipe da 12ª Edição do Povo das Águas começaram nesta quarta-feira (24) atendimento no Porto Esperança. A ação levará médicos, odontológicos, sociais e educacionais serão realizados em frente a Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 8h às 14 horas. Esta edição encerra no dia 25 (quinta-feira) no Porto Morrinho. De acordo com o cronograma de atividades, por volta de 800 pessoas devem ser atendidas durante os quatro dias.

Esta será a segunda vez que as equipes do programa levam atendimento aos moradores da região do Pantanal sul em 2011. O foco desta edição está no auxílio às famílias ribeirinhas que tiveram prejuízos por conta da exagerada cheia no Pantanal registrada neste ano. Áreas e residências ficaram inundadas com as águas do rio Paraguai e seus afluentes. Preocupada com este cenário, a Prefeitura de Corumbá busca ações e medidas para amenizar o sofrimento destas pessoas que sobrevivem da pesca, pequenas produções rurais ou são funcionários em fazendas, sendo que a cheia de 2011 prejudicou os lucros nesses três setores.

A ação é coordenada pela da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, juntamente com as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Defesa Civil e a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Todas as famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência e Cidadania e pela Defesa Civil receberão agasalhos, mantas e cobertores doados pela Receita Federal, além de lonas e cestas básicas. A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário oferece também um kit de legumes e frutas, alimentos produzidos nos assentamentos da região e adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea.