No Cristo, moradores aguardam ansiosos a nova praça esportiva

O movimento de máquinas e homens chamou a atenção dos moradores do Bairro Cristo Redentor, localizado na parte alta da cidade, no último sábado, com a execução dos serviços de terraplanagem da nova praça de lazer que a Prefeitura de Corumbá está implantando ao lado da Escola Municipal José de Souza Damy. As obras, por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) serão em ritmo acelerado, para atender os anseios da comunidade, inclusive dos alunos daquele estabelecimento de ensino que passarão a contar com um espaço adequado para atividades físicas, inclusive com uma quadra poliesportiva coberta, iluminada e com arquibancada.

A praça esportiva integra o pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). Somente do Governo Federal os investimentos somam R$ 237.739,11, fora contrapartida da Prefeitura Municipal, recurso oriundo de impostos que a população paga. A verba será aplicada na implantação de uma pista para caminhada; área de jogos (xadrez, dama, etc.); pergolados com banquinhos (área de descanso); playground; equipamentos de ginástica; campo de futebol society (50 X 25), além de uma quadra de vôlei de areia. Toda a área será urbanizada, inclusive com iluminação e equipamentos de acessibilidade.

As obras foram anunciadas pelo prefeito Ruiter Cunha durante uma reunião com a comunidade no final de maio. Na época, ele apresentou um cronograma, informando que além da praça de lazer, os moradores seriam atendidos também com uma quadra poliesportiva coberta. Somente neste novo espaço, os investimentos somam R$ 481.413,56, oriundos do PAC Social assegurados por Ruiter no Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com os serviços em fase de terraplanagem, a Prefeitura trabalha para transformar o local, dotando-o de uma moderna estrutura para atividades esportivas e de lazer. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Campos Ametlla, com a conclusão, toda a população terá um espaço adequado ao lazer e ao esporte, enquanto os alunos da escola Damy terão um local apropriado também para atividades culturais. A quadra será dotada de arquibancada e iluminação, própria para competições de voleibol, basquete, futsal e handebol.

Moradores comemoram

A movimentação do último sábado chamou a atenção dos moradores. Com um filho de colo, o operador de máquinas Rodrigo Vilagra dos Santos, 24 anos, já vislumbrava o futuro. "Teremos um campo em condições de praticar esportes e até uma quadra para jogar, quando estiver chovendo. Será muito bom para todos nós, principalmente para as crianças. Até os pequenos terão seu espaço no local", disse, se referindo ao playground que será implantado no local.

Rodrigo recordou que, ultimamente, os moradores do bairro disputavam partidas de futebol no campo que eles improvisaram. "A partir da construção da praça, teremos um espaço adequado. Só temos que agradecer o prefeito que fez muita coisa pelo nosso bairro. Aqui mudou muito. Hoje, temos asfalto e, além disso, uma galeria e drenagem que evitam inundações. Agora, vem a praça. O Ruiter está fazendo muito pelo bairro", comemorou.

A diretora da Escola José de Souza Damy, professora Márcia Ivana do Amaral, diz que o novo espaço será uma conquista não só para os 1.398 alunos do estabelecimento de ensino, mas para toda a comunidade. Na opinião dela, a quadra coberta vai permitir atividades esportivas e recreativas, como as aulas de educação física e treinamentos das equipes da instituição. "Teremos um local próprio para isto, não precisando mais da utilização de outros espaços emprestados para desenvolvermos nossas atividades", diz.

Reforça dizendo que praça de lazer e a quadra serão importantes para o desenvolvimento de todas as atividades da própria escola e uma maior aproximação da comunidade com a Escola Damy. "Vai melhorar em todos os sentidos. Teremos espaços para aulas de educação física, atividades esportivas, reuniões, festas. Além disso, poderemos trazer a família ainda mais para dentro da escola", acentua, conclamando a própria população a cuidar do novo espaço a partir da sua conclusão.

Outras obras

O bairro Cristo Redentor é uma das regiões de Corumbá beneficiadas pela Administração municipal com obras de infraestrutura e lazer. Além da praça, o Poder Executivo implantou serviços de drenagem, interligando a rede em galeria construída na primeira gestão de Ruiter, além da pavimentação asfáltica, que atendeu praticamente todas as ruas da região. Estes serviços foram executados com recursos do PAC, com contrapartida do Município, além de emendas parlamentares.

No mesmo bairro, a Prefeitura implantou dois quilômetros de drenagem e 42 mil metros quadrados (26 quadras) de asfalto. Além disso, realizou serviços emergenciais visando à recuperação dos estragos causados pelas chuvas dos primeiros meses do ano, inclusive com implantação de novo pavimento asfáltico em trechos mais danificados.