Livros serão enviados para instituições nacionais e internacionais

Exemplares das Coletâneas Pedagógicas, desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Educação serão encaminhadas para diversas instituições ligadas ao ensino e aprendizagem, além de apoio à capacitação e direitos humanos. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, durante a solenidade de entrega desses livros aos professores e diretores das 23 escolas do município na manhã desta terça-feira (16).

Entre os órgãos que a Prefeitura planeja enviar as "Coletâneas Pedagógicas – Práticas de Sala de Aula", formadas por cinco livros com informações e propostas educacionais voltadas aos alunos da 1ª a 5ª série da Rede Municipal de Ensino (Reme), estão o Ministério da Educação, do Governo Federal; Academia Brasileira de Letras; Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro; além das Comissões de Educação do Senado e da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Hélio também planeja encaminhar exemplares para os escritórios no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU), Unesco e Unicef. O kit deve ser enviado também para Genebra, na Suíça, onde está localizada a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ao todo, foram dois anos de discussões coletivas, oriundas das formações em serviço e reuniões por pólo dos diversos segmentos da secretaria municipal de educação durante a construção de propostas educacionais e apoio pedagógico aos docentes da REME. "Queremos divulgar realmente todo esse material, que é uma produção coletiva, escrito por várias mãos e que retrata aspectos regionais, encontrados somente aqui nesta terra", comentou.

Divulgação

Atrelar o Pantanal como parte de Corumbá é uma das bandeiras defendidas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Durante discurso na solenidade desta terça-feira, realizada no Centro de Convenções do Pantanal, o chefe do executivo corumbaense comentou sobre a divulgação que o principal município pantaneiro deve receber no primeiro semestre de 2012 e a necessidade de reforçar que a maior parte desse bioma está localizado no território da Cidade Branca.

Ruiter citou uma reunião que teve com a equipe de filmagem do seriado "As Brasileiras", da Rede Globo, que contará a história da "Reacionária do Pantanal" e terá como pano de fundo a Capital do Pantanal. "Quando me perguntaram quais imagens eu gostaria que fossem veiculadas eu disse o seguinte:  Falem da nossa cultura, da nossa gente, mas além disso, reforce que o Pantanal é em Corumbá, nós temos mais de 50% do Pantanal no nosso território e nem sempre isto é visto", observou Ruiter.

Além de projeção televisa, o município pantaneiro será tema da escola de samba do Rio de Janeiro-RJ, Inocentes de Belford Roxo, que vai disputar o título do grupo de acesso do carnaval 2012 com o tema: Corumbá – Ópera Tupi-Guakuru. "Cada vez que podemos falar dos nossos personagens e cultura, estamos reforçando nossa identidade. A partir do momento que levamos isso para as crianças, iremos criar uma sociedade melhor, mais justa, com mais cultura e com muito mais amor a nossa terra", completou o chefe do executivo corumbaense.