Crianças ribeirinhas são vacinadas contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura de Corumbá está aproveitando a 12ª edição do programa Povo das Águas para vacinar crianças contra a paralisia infantil e o sarampo. O trabalho começou na manhã desta segunda-feira (22) no Porto Formigueiro, às margens do Rio Paraguai, e vai chegar até Forte Coimbra, no chamado baixo Pantanal. A estratégia é levar doses da vacina Sabin e Tríplice Viral às regiões de difícil acesso, exemplo do que acontece em outras áreas da zona rural, onde o trabalho é executado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e também com apoio da Marinha do Brasil e Funai.

Corumbá mais uma vez ultrapassou a meta de cobertura na imunização contra a paralisia infantil. Nesta segunda etapa da campanha nacional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde já vacinou 9.588 crianças com idade entre zero e menos de cinco anos, 103,62% do previsto, que era de 9.253, bem acima do índice estadual que está em 81,93%. Na primeira etapa chegou a 106,98% com 9.899 crianças vacinadas.

O chefe do setor de imunização da Prefeitura, enfermeiro Wangley Bento de Campos, informou que o trabalho continua e a orientação é disponibilizar doses da Sabin a todas crianças na faixa etária, residentes no município corumbaense. Além disso, destaca a necessidade de vacinar também crianças com idade entre um a seis anos, 11 meses e 29 dias contra o sarampo. O enfermeiro cita que o índice ainda está abaixo do estabelecido, 89,27%. Até agora, foram vacinas 9.746 e a meta é chegar a 10.918. O Estado está com 71,88%.

Nesta ação do Povo das Águas, crianças na faixa etária vão receber doses da vacina Tríplice Viral. Wangley ressalta que, paralelamente, os pais ou responsáveis, devem levar crianças nesta faixa etária às unidades de saúde, para que sejam imunizadas contra a doença. Observa que na zona rural a campanha já esta acontecendo desde a semana passada e agora, está sendo intensificada na região ribeirinha, de difícil acesso.

O atendimento na região ribeirinha, pelo Povo das Águas, começou na manhã de hoje no Porto Formigueiro, e à tarde, das 14h às 18 horas, será no Porto da Manga. Terça-feira (23), a vacinação acontece na região de Forte Coimbra, na Escola Municipal Ludovina Portocarrero, das 8h às 14 horas. Na quarta-feira (24), em Porto Esperança, em frente à Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 8h às 14 horas. Já no dia 25, o atendimento será no Porto Morrinho. As doses disponibilizadas são apenas das vacinas Sabin e Tríplice Viral.