Corumbá comemora Dia do Soldado com formatura de 218 recrutas

Formatura de 218 recrutas e homenagens a militares que se destacaram nos serviços em defesa da Pátria, marcaram as comemorações do Dia do Soldado na manhã desta quinta-feira (25) em Corumbá. O ato aconteceu no 17º Batalhão de Fronteira e a data homenageia o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou da solenidade organizada pelas instituições militares sediadas na cidade, a convite do general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

As comemorações contaram com as presenças do comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, contra-almirante Márcio Ferreira de Melo; do comandante da 17º Batalhão de Fronteira, coronel Marcelo Dutra de Oliveira; prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; vereadores Carlos Alberto Machado e Marcos de Souza Martins (PT), ambos de Corumbá, e de Osvalmir Nunes da Silva (PDT), de Ladário; além da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; do subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa; bem como representantes de instituições dos mais diferentes segmentos da sociedade, militares e familiares dos recrutas incorporados em 2011.

Na abertura, foram prestadas honras militares ao contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, a mais alta autoridade militar presente, que também foi agraciado com a Medalha do Pacificador. O ato foi seguido do cântico do Hino a Caxias e honras militares ao Patrono do Exército Brasileiro; juramento dos novos recrutas incorporados; leitura da Ordem do Dia do comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Enzo Martins Peri; desfile dos recrutas em continência à Bandeira do Brasil; condecorações às autoridades militares que se destacaram em seus serviços (Medalhas do Pacificador, Militar – tempo de serviço- e Corpo de Tropa – tempo de serviço dentro da tropa).

O general de brigada Carlos dos Santos Sardinha,em seu discurso, fez uma referência à Ordem do Dia do Comandante do Exército Brasileiro, afirmando ainda que Duque de Caxias é o "exemplo maior de soldado". Lembrou que seus feitos foram muitos e que todos deveriam conhecer com detalhes, para pautar suas condutas. "Duque de Caxias foi um grande exemplo e resultou na padronização da palavra Caxias", destacou, para em seguida destacar que o "Exército é o espelho de seu Patrono, que primou pela perseverança, generosidade, amor à Pátria, solidariedade e disciplina".

Presença marcante

Para o prefeito Ruiter Cunha, a presença das guarnições do Exército Brasileira é marcante em Corumbá. Observou que, além de defender a fronteira oeste do território nacional, desenvolve uma série de outras atividades, em apoio principalmente à população. "É um grande parceiro da Prefeitura. Está sempre presente, apoiando as nossas ações sociais, principalmente em regiões mais distantes, como aconteceu recentemente com o atendimento realizado pelo programa Povo das Águas em conjunto com o Projeto Rondon. Na oportunidade, o Exército foi parceiro em todos os sentidos, contribuindo para o sucesso dessa realização", ressaltou.

Concerto Sinfônico

As comemorações do Dia do Soldado foram iniciadas no domingo, com a Corrida do Soldado, organizada pelo 17° Batalhão de Fronteira. Na noite de quarta-feira (24), teve sequência com o Concerto Sinfônico no Anfiteatro Salomão Baruki, por parte da banda da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que atraiu o pública com músicas clássicas, ritmos latinos e regionais. Entre os convidados, familiares dos músicos e também militares do Exército Brasileiro, além de jovens da APAE de Corumbá.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) marcou presença acompanhado da secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira e do subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa.

Os integrantes da banda de música da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira deram um show de afinação e mostraram repertório bastante eclético. Foram 15 músicas que passaram pelo clássico, ritmos latinos, como o tango, mambo e salsa, além do Pop e Slow Jazz a exemplo do sucesso "How Can I Go On", do ex-vocalista da banda britânica "Queen", Fred Mercory. O som regional ficou por conta de versões do xote de Luiz Gonzaga, a guarânia de "O Trem do Pantanal", a nostalgia com uma seleção de músicas do grupo da década de 80 "Roupa Nova" e o axé da cantora baiana Ivete Sangalo.