Conferência Municipal da Juventude será no sábado, em Corumbá

Corumbá realiza no sábado (20) sua 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. É uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, coordenada pela Gerência de Ações para a Juventude. O evento acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez e a abertura está programada para às 08 horas. Antes, às 07h30, acontece o credenciamento dos participantes.

Com o lema "Conquistar Direitos para Desenvolver Corumbá", a conferência vai debater a temas como a Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Municipal; o Plano Municipal da Juventude: prioridades 2011-2015, além da articulação e integração das políticas públicas da juventude. O evento foi convocado por meio do Decreto Municipal 890/2011, com amparo no Decreto Presidencial de 12 de agosto de 2010, e visa contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional da Juventude.

A programação prevê uma palestra a partir das 08h30, logo após a abertura, com a professora Maria de Lourdes Jeffery Contini, do curso de Psicologia do Departamento de Ciências Humanas da UFMS; Doutora em Educação e Saúde pela UNICAMP; professora da disciplina de Psicologia e Políticas Públicas no Curso de Psicologia e da disciplina Educação e Direitos Humanos no Mestrado em Educação no CPAN. Ela é coordenadora técnica, na equipe da Escola de Conselhos, do projeto de Enfretamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (PAIR/Mercosul), que envolve cidades de fronteiras com os países da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, fruto de convênio entre a UFMS, BID e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Após a palestra, às 09h30, acontece a leitura e aprovação do regimento da conferência; formação dos Grupos de Trabalho às 10 horas; intervalo de almoço às 12 horas; retorno aos Grupos de Trabalho às 13h30; Plenária Final às 14h30; eleição dos delegados às 16 horas; mesa final às 17 horas, e encerramento às 18 horas.