Conferência busca atender necessidades das mulheres de Corumbá

Discussão dos anseios, soluções e necessidades do público feminino de Corumbá são alguns dos temas que serão debatidos ao longo desta terça-feira (30) na III Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria especial de Integração das Políticas Sociais. Ao longo de todo o dia, várias entidades que lidam com os direitos das mulheres vão elencar propostas que serão levadas para a etapa estadual, prevista para outubro em Campo Grande. Durante a noite dessa segunda-feira (29) houve a solenidade de abertura do encontro com a participação de várias autoridades e de representantes da luta pelos direitos das mulheres.

Em seu discurso, a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, fez questão de chamar a atenção do público que lotou o Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez sobre o momento de avanços vivido pelo gênero feminino. "Graças a regularidade com que as conferências (de políticas públicas para as mulheres) se realizam, hoje nos sentimos mais articuladas e sintonizadas com um movimento de mulheres, tanto em âmbito nacional como internacional", disse a primeira-dama. "Unidas pelo mesmo ideal de acesso e espaço para democracia, podemos ter um cenário para que nossas mulheres índias, negras, idosas, possam deixar o passado e passem a ser protagonistas das próprias vidas, e para que possamos comprovar a criatividade e a maneira peculiar com que a mulher lida com sua vida", complementou Beatriz.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) falou sobre a importância do debate para a sociedade. "A Conferência vem justamente fortalecer o processo democrático instaurado há alguns anos, permitindo que as mulheres apresentem suas sugestões, desejos e vontades". O chefe do executivo corumbaense disse também sobre o espaço alcançado pela mulher na Administração Municipal. "Percebemos muitas delas ocupando espaços importantíssimos na nossa administração, como na cultura, meio ambiente, finanças, na capacitação, secretaria de Integração das Políticas Sociais, entre outros, todos os espaços estão sendo ocupados por mulheres, contribuído fortemente para a sociedade que estamos construindo, melhor e mais justa com sentimento mais feminino de enxergar as coisas", observou.

Representando o deputado estadual Paulo Duarte (PT), sua esposa, a arquiteta Maria Clara Duarte, parabenizou a organização do evento. "Este é uma oportunidade impar de participação efetiva das mulheres na implementação de políticas públicas de gênero, feita de forma popular e democrática", disse. Também participaram do evento, a vereadora Cristina Lanza (PT), a secretária especial de integração das políticas sociais de Ladário, Gisele Assad, delegada Marilda do Carmo, além de representantes de conselhos municipais e órgãos ligados aos direitos das mulheres. O evento segue até às 17 horas. Após a definição das propostas, será realizado o credenciamento e eleição das delegadas para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres.