Com reforma, escola é referência para comunidade do Paiolzinho

A exemplo do que acontece nas escolas na zona urbana, a Prefeitura de Corumbá está também levando melhorias às instalações físicas dos estabelecimentos de ensino localizados na zona rural. É o caso da Escola Rural Polo Paiolzinho, no assentamento Paiolzinho, que passou por uma reforma geral e, hoje, está em excelentes condições de atender seus 365 alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno. A obra já foi concluída e faz parte de uma estratégia adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) de todas as unidades, de condições digna para um bom aprendizado na Rede Municipal de Ensino (Reme). O prédio já é uma referência para a comunidade local.

Os serviços foram executados nas 10 salas de aula (incluindo a de informática). Os serviços foram concluídos dias atrás e, conforme testemunho da coordenadora pedagógica Aurélia Candia dos Santos, a melhoria foi em todos os sentidos. Ela lembra os problemas ocorridos no início do ano, quando devido as chuvas torrenciais que atingiram a região (o volume pluviométrico superou a marca histórica de 1.992), adiaram o início do ano letivo.

"Melhorou em todos os sentidos", disse a coordenadora, lembrando que, nos primeiros meses do ano, as chuvas provocaram danos sensíveis em praticamente todas as alas. "Hoje isto mudou. Estamos agora, fazendo um trabalho de conscientização junto aos alunos, para que conservem o espaço que é deles e, no futuro, poderá ser dos seus filhos", acentuou.

Para se ter uma ideia, antigamente, as alas não eram interligadas. Após a reforma, foi construído um passeio com cobertura, que livra os alunos tanto das chuvas como também do sol. A intervenção da Prefeitura aconteceu no telhado, troca do forro das salas de aula e também da direção do estabelecimento, melhoria no piso, construção de varandas, além de pintura geral. As instalações hidráulica e elétrica de todas as alas também foram refeitas, para maior conforto dos alunos, professores e direção, um investimento de R$ 86.978,05.

A escola funciona em três turnos. O matutino é reservado para alunos do pré à quinta séria. O vespertino é para quem cursa da sexta à nona série, e à noite, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todas as salas estão em perfeitas condições, mas, o orgulho da escola é a sala de informática. "É o orgulho da escola. Os alunos contam nos dedos os dias para utilizar o espaço", diz Aurélia.

O fato confirmado pela professora de informática, Lucélia Barbosa, que estava no local com um grupo de alunos, alguns estudando geografia e outras matérias da grade curricular. A coordenadora observa que, além de reformada, ela está melhor equipada, com um total de 15 computadores, disputados diariamente pelos alunos, que estão tendo acesso inclusive à Internet. "É uma bênção", complementa o professor Heber, instrutor da banda.

As melhorias na Escola Rural Polo Paiolzinho não ficaram apenas na estrutura física e instalações hidráulica e elétrica. Toda extensão na frente do prédio foi urbanizada, inclusive com um jardim. Na parte de trás da escola, outro atrativo para os alunos, como também para as cerca de 300 famílias do Paiolzinho. É que, dentro da própria área, a Prefeitura de Corumbá está finalizando a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que será responsável pelos avanços também na área esportiva, além de trazer as famílias para mais perto da unidade, vivenciando o dia-a-dia de seus filhos dentro do estabelecimento de ensino.