CCZ leva ações contra raiva animal e leishmaniose ao Tamarineiro

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza na quinta-feira (18) uma ação de prevenção e combate à raiva animal e à leshmaniose na zona rural de Corumbá. Os trabalhos integram um planejamento da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, que prevê também atividades educativas com foco nestas duas doenças, bem como na própria dengue. Desta vez, a localidade atendida será o Assentamento Tamarineiro II.

Os trabalhos serão desenvolvidos a partir das 08 horas, na unidade de saúde local, a cargo de uma equipe composta por quatro pessoas do CCZ, sendo duas responsáveis pelo trabalho de educação em saúde, e outras duas do setor de canil, responsáveis pela captura e coleta de sangue de animais (cães), atendendo pedido dos proprietários. A ação conta com apoio de um veículo (carrocinha) para recolher os animais.

O programa está sendo desenvolvido como forma de trabalhar a população repassando informações importantes sobre como se prevenir de doenças como a dengue, leishmaniose, raiva animal, entre outras, além de efetuar captura e coleta de sangue dos animais para análise. Além de coleta de sangue de cães para diagnóstico de leishmaniose, a equipe fará um trabalho de educação em saúde.

Todas as comunidades da zona rural estão sendo atendidas. No dia 25, será no assentamento São Gabriel I e II, na localidade conhecida como retiro. Para setembro, os atendimentos acontecem dia 1º, no Tamarineiro II Sul, no posto de saúde Auxiliadora; no dia 08, no Urucum, na unidade de saúde local; dia 15, no Taquaral, na Escola Monte Azul; dia 22, nas regiões do Mato Grande e Albuquerque, no posto de saúde local, e dia 29 de setembro, no Taquaral.