Seminário levanta problemas e soluções no combate às drogas

Propostas e palestras marcaram a tarde desta sexta-feira no Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate as Droga, realizado em Corumbá durante os dias 1 e 2 de julho. Diversos representantes de vários segmentos da sociedade, além dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário puderam apresentar problemáticas e caminhos que podem ser seguidos na busca do combate às drogas e tratamento de dependentes químicos.

Entre as questões levantadas e repassadas ao coordenador do evento, deputado federal Fábio Trad (PMDB) e para o relator, o também deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) estão a ampliação de leitos psiquiátricos em todo o Mato Grosso do Sul e a importância do trabalho em rede, integrando os interesses da população juntamente com o Poder Público. O encontro está acontecendo em todo o Brasil por meio de uma iniciativa da Câmara dos Deputados Federais.

Os trabalhos começaram às 14 horas com a palestra: Acolhimento e Tratamento da funcionária da Prefeitura de Corumbá e coordenadora do CAPS ad, Psicóloga Silvia Freire. Em seguida foi a vez do psiquiatra Cleber Meneguel Vargas, do Conselho Regional de Medicina de MS e da Associação Sul Matogrossense de Psiquiatria. Em seguida, várias entidades e autoridades puderam apresentar suas propostas e participar do debate. Em seguida, foram feitas 10 perguntas por pessoas que assistiram ao seminário.

O evento seguiu às 16 horas com a palestra sobre "Reinserção Social", com a psicóloga Maria Tereza, da superintendência da UNEI/ MS e seguida com as palavras da Dra. Genise Assad de Paula, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho de Ladário. Já amanhã, dia 02, os trabalhos serão reiniciados às 07h30, com conferência e entrega de material. A primeira palestra do sábado será às 08 horas, sobre repressão ao tráfico; às 08h50, apresentação de propostas; 09h15, debate; 10 horas, perguntas da platéia; 10h15, palestra; 11h05, apresentação de propostas; 11h30, debate; 12h30, perguntas da platéia, e às 13 horas, leitura do relatório final.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que participa da abertura oficial à tarde, esteve presente no início da manhã no Centro de Convenções, dando as boas vindas aos deputados federal Fábio Trad, Luiz Mandetta, Givaldo Carimbão (PSB/AL) e Pastor Eurico (PSB/PE), além dos demais convidados. Ele colocou toda a estrutura do município à disposição da Comissão da Câmara dos Deputados. Ruiter se mostra preocupado com a situação não só de Corumbá, mas a nível nacional, principalmente pelo fato de que "as crianças e os jovens integram um segmento bastante sensível a este problema". Conclamou toda a sociedade a participar desse momento, discutir, coletar o máximo de informações possíveis, para subsidiar o trabalho da Comissão da Câmara Federal.