Ruiter busca investimentos para a saúde com Padilha no dia 19

Nesta terça-feira (19), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) se reúne com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília (DF), a quem vai apresentar os projetos prioritários para a Saúde Pública no município. Entre os principais pleitos está a construção da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal e do Centro de Hemodinâmica do Hospital de Caridade de Corumbá, único da região e responsável pelo atendimento da população local, de Ladário e dos bolivianos que residem na fronteira.

No caso da UTI Neonatal, o processo de licitação já foi autorizado pelo prefeito. A obra será realizada com os recursos arrecadados durante o amistoso beneficente entre Botafogo e Corumbá, promovido pela Prefeitura em julho do ano passado. Somente a estrutura física está orçada em aproximadamente R$ 360 mil. A área onde a unidade será construída, dentro do terreno do hospital, foi desapropriada pela Prefeitura e a planta já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Outras propostas que serão defendidas ao ministro para qualificação dos tratamentos de alta e média complexidade na cidade já foram apresentadas pelo secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, durante o Congresso Nacional de Secretários de Saúde (Conasems), realizado no início do mês na Capital federal. A implantação de aparelhos de ressonância magnética e hemodinâmica, ambos com custeio do Ministério da Saúde, e de um setor de cirurgia vascular já foram protocolados no ministério.

Outra reivindicação da Prefeitura é a construção de mais 34 leitos na Santa Casa. A proposta é que sejam 10 leitos destinados para a cirurgia geral; 10 para vítimas de Acidente Cardiovascular (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); 10 para clínica médica; e os outros quatro para cirurgia bariátrica. Os projetos também buscam a digitalização do Raio-X e do exame de mamografia do hospital, com tele-medicina anexada; melhorias no Centro Cirúrgico e UTI do hospital e reaparelhamento do Pronto Socorro Municipal, em fase final de reforma pela Prefeitura.

O objetivo agora é equipar o pronto atendimento com aparelho de Raio-X digital e eletrocardiograma, funcionando em toda a rede pública de saúde. A Administração municipal busca ainda recursos para ampliação das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com a construção de salas de observação, adaptando a estrutura para o atendimento de urgência e emergência.

Congresso

Durante o Congresso Nacional de Secretários de Saúde, Lauther e o gerente de Atenção em Saúde de Corumbá, Emerson Ferreira Moreira, foram palestrantes do painel Pantanal Sul, que tratou da criação de condições para atendimento médico aos ribeirinhos de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio verde, Miranda e Aquidauana. Para aperfeiçoar este serviço, foi solicitada uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (barco altamente equipado com consultórios médicos e laboratórios) e um barco de saúde da família itinerante.

Eles também participaram do seminário promovido pelo Ministério de Relações Institucionais sobre Saúde na Fronteira, em que fizeram propostas para custeio e investimento em vigilância em saúde, tratamento ambulatorial, tratamento hospitalar, exames de baixa, média e alta complexidade em Corumbá. Na mesma visita a Brasília, Lauther foi eleito membro titular da diretoria executiva do Conasems.