Projeto Rondon traz capacitações durante operação em Corumbá

Uma comitiva de jovens estudantes e professores universitários desembarca em Corumbá no dia 16 de julho para iniciar a operação "Arara Azul", do Projeto Rondon. O grupo irá realizar várias oficinas, palestras e mini-cursos com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de atividades que possam melhorar o cotidiano da cidade e do meio onde as pessoas vivem. As ações acontecerão até o dia 31 de julho. Na região, a iniciativa tem apoio da Prefeitura de Corumbá, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e 6º Distrito Naval de Ladário. O lançamento oficial está previsto para o dia 16 às 11 horas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez.

O grupo ficará hospedado nas instalações da 17º Batalhão de Fronteira durante o tempo que estarão em Corumbá. Entre as atividades previstas estão capacitações em torno dos seguintes temas: Horta Escolar; oficinas para crianças; mídia sociais (internet); jornal mural; repelente natural; rádio comunitária; reciclagem; exibição de filmes; educação ambiental; replantio; gincanas; minhocário e mini-cursos de capacitação para crianças. As ações são voltadas para toda a população, sendo que os acadêmicos podem aproveitar o período de férias para participar da programação.

Os integrantes da operação "Arara Azul" são alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria e Faculdade Anhanguera de Brasília. São aproximadamente 60 pessoas que irão se dividir entre quatro equipes e vão atuar no perímetro urbano e também nas regiões de Porto Índio e Forte Coimbra com o apoio das Forças Armadas. O grupo criou um blog onde posta informações sobre a ação. O endereço é: www.projetorondoncorumba2011.wordpress.com. O Projeto Rondon foi reeditado em 2005 pelo Governo Federal e envolve as mais diferentes áreas, por meio da Associação Nacional dos Rondonistas, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.