Prefeitura programa mais cinco Conferências Livres da Juventude

A Prefeitura de Corumbá dá sequência a uma série de Conferências Livres da Juventude, etapas preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Juventude, prevista para o dia 20 de agosto, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá. Pelo menos mais cinco serão realizadas na cidade, voltadas para mulheres jovens, jovens em medidas sócioeducativas, juventude evangélica e católica e para universitários, envolvendo mais de mil pessoas.

As datas ainda estão sendo definidas pela Gerência de Ações para a Juventude, ligada à pasta da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Márcio Cavasana, responsável pela área, explica que estes encontros são importantes para discussão de uma série de propostas nas áreas de educação, saúde, trabalho, lazer, esporte, tempo livre e transporte. Até então já foram realizadas 13 Conferências Livres, com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino da área urbana e rural, alunos do ensino fundamental, juventude negra, jovens da Unidade Educacional de Internação (Unei Pantanal) e de medidas socioeducativas, bem como de pessoas atendidas pelos programas sociais.

No final da semana passada e na segunda-feira, a Prefeitura realizou Conferências Livres no Centro de Referência da Assistência Social da Nova Corumbá, com participação dos beneficiários do Programa Projovem Adolescente da região e do Distrito de Albuquerque, além do encontro com os adolescentes atendidos pela Unei. No evento da Nova Corumbá, Márcio Cavasana ressaltou a importância desse modelo para uma maior compreensão das demandas da população. "Após as eleições, o principal instrumento governamental para saber o que o povo quer são as conferências. Isto está acontecendo em Corumbá e é importante para o estabelecimento de políticas públicas voltadas para esta camada da população", comentou.

Quem elogiou a iniciativa dos jovens foi a coordenadora do Projovem Adolescente do CRAS II, Aurice Romero. Para ela, é "muito importante que o jovem tenha espaço para dizer o que quer, e as conferências auxiliam essa conscientização de que a juventude pode ajudar a sociedade a ser melhor, mais ativa", concluiu. A Conferência Municipal marcada para 20 de agosto, vai ser importante também para eleger os delegados que participarão da etapa Estadual, marcada para o final do mês de outubro. A Nacional será no período de 9 a 12 de dezembro de 2011, em Brasília (DF).