Pós em Saúde do Trabalhador tem aula presencial esta semana

O curso de pós-graduação em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana prossegue esta semana em Corumbá, no período de 06 a 08. A especialização é uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As aulas acontecem durante todo o dia, no Campus Pantanal, e conta com a participação de 20 profissionais, sendo 19 corumbaenses e um de Ladário.

A pós-graduação está sendo oferecida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, com apoio da área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. A iniciativa integra o planejamento do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Corumbá, com duração de dois anos e meio, totalizando 520 horas de carga. As aulas são na modalidade à distância, mas com momentos presenciais, incluindo palestras de profissionais renomados na área. Este agora, será um segundo momento com aula presencial.

O curso está oferecendo capacitação para o planejamento, organização e avaliação das ações na área de saúde do trabalhador na perspectiva de integrar teoria e prática por meio da discussão, da reflexão e da pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde/Trabalho/Ambiente. Participam médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, veterinários, biólogos, técnicos do CEREST, além de outros trabalhadores da área de saúde que, prioritariamente, desenvolvem atividades em Saúde do Trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em outras instituições prestadoras de serviço, ensino e pesquisa.