Mais de 250 idosos participam da Conferência Regional em Ladário

A abertura da II Conferência Regional do Idoso lotou o auditório da Câmara Municipal de Ladário na manhã desta terça-feira (12). Além de representantes do município, o evento está reunindo pessoas de Corumbá, Miranda, Anastácio, Aquidauana e Porto Murtinho. É organizado pela Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e tem apoio da Prefeitura de Corumbá.

A abertura foi feita pelo prefeito José Antônio Assad e Faria (PT) e conta com 253 idosos inscritos, além de gestores e equipes de apoio. "Com certeza saímos daqui mais fortalecidos, porque nossos idosos precisam ser valorizados, ouvidos, ser parceiros", afirmou o prefeito. "Os idosos têm o dom de Deus, o dom da vida longa e feliz", acrescentou.

Na abertura, grupo de dança da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas (AAPPIL) apresentou polca paraguaia. O poeta e cantor Odilon de Macedo interpretou o clássico popular "Chão de Estrelas", enquanto o saxofonista Eury de Macedo e o violonista Jackson Arruda tocaram a valsa "Lágrimas da Virgem". O poeta ladarense Acelino Ferreira Lima, o "Chumbo Grosso", declamou uma de suas poesias favoritas, "Eu nasci no Pantanal". Em seguida os idosos assistiram à palestra de Suzete Bezerra, psicóloga do Ministério Público Estadual, especializada em gerontologia social.

Estão sendo abordados e discutidos quatro eixos temáticos: envelhecimento e políticas de estado; pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seu direitos; fortalecimento e integração dos conselhos, e diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público. "As parcerias, os programas e o envolvimento da família são fundamentais para que as políticas públicas sejam efetivadas", afirmou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ohara.

O subsecretário de Relações Institucionais Lamartine Figueiredo Costa representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na abertura. Ele considerou de extrema importância o evento, que está proporcionando uma "excelente oportunidade para discutir temas importantes, com vista à definição de políticas públicas voltadas para esta camada da população".

Participaram ainda do ato de abertura o pároco de Ladário, padre Celso Ricardo; a secretária de Integração de Políticas Sociais, Gisele Saab, e o vereador Mauro Botelho, presidente da Câmara de Ladário. A assistente social Carmem Pedroza é a presidente da Comissão Organizadora da Conferência.