Início das obras da praça do Maria Leite previsto para setembro

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) pretende iniciar em setembro, as obras de uma moderna praça esportiva em Corumbá, como parte das comemorações do aniversário da cidade que, em 21 de setembro, completará 233 anos. O assunto foi tratado na tarde desta segunda-feira (11) durante um encontro entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o presidente da Fiems, Sérgio Longen. A audiência aconteceu no gabinete do prefeito, que reforçou ainda mais a parceria com a instituição na execução desta obra, orçada em R$ 2 milhões. 

No encontro, Longen, que estava acompanhado de outros diretores do Sistema Fiems, apresentou o projeto da obra ao chefe do executivo corumbaense e assessores direto. Informou que já foi iniciado processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo empreendimento, e que a pretensão é autorizar início dos serviços em setembro, no mês do aniversário de Corumbá. "Será de extrema importância para a população, em especial para os moradores da região, que estará muito bem servida. A Prefeitura é parceira e dará a sua contrapartida na execução dessa obra", enfatizou Ruiter. A participação da Prefeitura inclui, entre outros pontos, a pavimentação da rua lateral à unidade do Senai, beneficiando a entidade e também a Apae, além da obra de terraplanagem do terreno necessária para a implantação da praça.

O chefe do executivo corumbaense lembrou que, além da moderna praça, o Sistema Fiems tem outros investimentos na cidade como a reforma, ampliação e modernização do Sesi e na construção dos dois novos laboratórios de química e mineralogia do Senai. Longen observou que a praça poliesportiva será construída em uma área de 32 mil metros quadrados doados pela Fíbria. Está localizada entre as unidades do Sesi e Senai, junto à fábrica da Votorantim Cimentos, no Bairro Maria Leite.

Será dotada de campo de futebol, quadras poliesportivas, áreas de concentração popular, lagoas artificiais e uma biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi dotada com acervo de 1,6 mil livros, dezenas de DVDs e CDs e dez computadores com acesso à Internet. "Um espaço importante não só para atender os usuários do Sistema Fiems, mas também a comunidade, já que a praça será aberta à população. A região estará muito bem atendida", reforçou Ruiter, lembrando que, próximo ao local, a Prefeitura vai construir uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA-24 Horas), em parceria com o Governo Federal.

Expo 2012

O presidente da Fiems aproveitou o encontro para iniciar entendimentos com o prefeito sobre a Expo-MS Industrial 2012, que será realizada de 22 a 25 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. "A Feira é um espaço inteiramente dedicado à realização de negócios, ao apoio de empresários e ao fortalecimento da atividade. Um evento que se integra à marca Indústria Ativa na direção de agregar valor à produção industrial e ao esforço de quem trabalha para produzir qualidade e eficiência", safirmou Longen.

O encontro teve a participação ainda do secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques; do subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine de Figueiredo Costa; superintendente de Desenvolvimento Econômico, Luciano Signorelli Costa; dos diretores da Fiems Jaime Verruck, Lourival Vieira Costa, Edmir Chaim Assef e Edis Gomes da Silva.