Formação em serviço antecede volta às aulas na Reme em Corumbá

O segundo semestre na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá começa na quarta-feira (27) e, nesta terça-feira, diretores, coordenadores, professores e funcionários administrativos estão participando de uma formação em serviço, antecedendo o retorno dos cerca de 15,6 mil alunos aos bancos escolares. O programa integra um cronograma estabelecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e está sendo desenvolvido durante os três períodos, matutino, vespertino e noturno.

A formação em serviço acontece nas próprias escolas da Rede Municipal, exceto nas localizadas na Zona Rural. A capacitação foi iniciada na manhã desta terça-feira, dividido em três etapas. A primeira, denominada de procedimentos gerais, é dirigida a todos os setores (diretores, professores, coordenadores e funcionários administrativos), em três horários específicos: 07 horas às 08h30 (já realizado), 13 horas às 14h30 e 18h30 às 19h30. Na pauta, apresentação de um vídeo ‘as cores das flores', como acolhida. Seguido de informações gerais sobre a educação, Prova Brasil e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), prestação de contas para a comunidade escolar e monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).

Esta primeira etapa é seguida der procedimentos específicos para os professores, também em três períodos: das 08h30 às 11 horas, 14h30 às 17 horas e das 19h30 às 21h30. A formação consta com divulgação e análise do resultado do simulado da Prova Brasil; estabelecimento de rotina com uso dos descritores em todos os componentes curriculares; ação educativa; divulgação e análise do ‘Acervo do Professor' do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Segundo Tempo (PST), encerrando com trabalho pedagógico coordenado por um professor, por série.

Já os servidores administrativos, nos períodos das 08h30 às 11 horas, 14h30 às 17 horas e das 19h30 às 21h30, participam de capacitação com ênfase no atendimento ao público e um troca de ideias (sugestões) para melhoria do trabalho administrativo.