Corumbá realiza em 20 de agosto a 2ª Conferência da Juventude

"Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos" é o tema da 2ª Conferência Municipal da Juventude programada para o dia 20 de agosto, em Corumbá. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e vai permitir um amplo debate em torno de três eixos temáticos que são a Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015, e a articulação e integração das políticas públicas de juventude.

A conferência é organizada pela Gerência de Ações para a Juventude, ligada à pasta da Secretaria Municipal de Integração das Políticas Sociais, que já está realizando as Conferências Livres nas escolas e em outras instituições da cidade. Somente na semana passada, a Prefeitura possibilitou uma ampla discussão em torno do tema nas escolas Clio Proença, José de Souza Damy, Tilma Fernandes, Pedro Paulo de Medeiros e Cássio Leite de Barros.

O gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana, informou que as Conferências Livres acontecem também na Escola Municipal Rural Paiolzinho, com participação de alunos dos ensinos fundamental e médio, programada para quinta-feira (14), às 14 horas, e no Distrito de Albuquerque. A Prefeitura vai também debater a questão com a juventude negra e realizar consulta aos povos tradicionais, no Terreiro do Pai Clemilson, no dia 15, às 18h30, e no dia 22 de julho, será a vez da Unidade Educacional de Internação (Unei Pantanal), a partir das 14h30, quando será abordada a Juventude em Medidas Sócio-Educativas.

A Conferência Municipal é preparatória para a etapa estadual, bem como à nacional que acontecerá no período de 9 a 12 de dezembro de 2011, em Brasília (DF). Márcio Cavasana salientou que a "conferência deu notoriedade para o município, em âmbito nacional, pelas propostas apresentadas em sua primeira edição, em 2008. Agora em 2011, os esforços serão direcionados para que os segmentos ligados às políticas de juventude estejam ainda mais integrados à conferência e que, com isso, possamos encaminhar mais idéias visando a etapa nacional".