Alunos da Reme de Corumbá iniciam férias nesta segunda-feira

Teve início nesta segunda-feira (11) o período de férias para a maioria dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme). O recesso, de 15 dias, é válido para os estudantes da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já as creches do Município continuam atendendo normalmente por meio do projeto "Creche o Ano Todo", desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As aulas devem recomeçar no próximo dia 27 de julho, um dia após a realização de Formação Continuada com os servidores da Educação.    

O calendário das férias escolares segue os 200 dias letivos previstos pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, a Secretaria Municipal de Educação determinou recesso de uma semana para as escolas municipais rurais Paiolzinho, Monte Azul e Eutrópia Gomes, começando no dia 18 até o dia 27 de julho. A diminuição do período de férias se deve ao tempo que as escolas ficaram sem aulas enquanto as equipes da secretaria municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos realizavam as obras de reparos das estradas que dão acessos às escolas, finalizadas em abril. As vias foram danificadas pelas chuvas do primeiro trimestre de 2011.

Ao todo, a Reme possui 15,5 mil alunos matriculados em uma das 23 escolas do Município, sendo 17 na área urbana; seis na zona rural e cinco nas creches. No dia 26 de julho, cada coordenação pedagógica, juntamente com a diretoria e técnicos da Semed irão realizar uma formação continuada, em um dos três turnos em que atuam o corpo docente e os servidores administrativos das escolas municipais.

Ano Todo

Desde 2006, as creches da Reme não param durante as férias. O projeto "Creche o Ano Todo" pioneiro em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporciona o pleno funcionamento das unidades educacionais evitando que pais e mães tenham que procurar outro local para deixarem seus filhos durante o expediente de trabalho.  A creche oferecerá à criança nesse período momentos de interação, envolvendo o cuidar e o educar por meio de artes, jogos e recreação.