Alunos da Rede Municipal de Corumbá voltam às aulas nesta quarta

Os 15,6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) estão retornando às salas de aula nesta quarta-feira (27). O segundo semestre do ano letivo de 2011 foi iniciado em todas as escolas municipais, inclusive as da região rural e das águas. O cronograma de aulas será seguido à risca pela Secretaria Municipal de Educação visando cumprir os 200 dias letivos previstos pelo Ministério da Educação (MEC), sendo que a partir de agora, os alunos da 2ª, 5ª e 9ª séries se preparam para a Provinha Brasil, que será realizada em novembro deste ano e vai compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O ano letivo foi retomado para os alunos da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas creches, não houve férias por conta do programa Creche o Ano Todo, que garante a continuidade da escolarização dos pequenos e da rotina de trabalho dos pais. Antes de começarem as aulas, nessa terça-feira (26), diretores, coordenadores, professores e funcionários administrativos participaram de uma formação em serviço. Na pauta, apresentação de um vídeo ‘as cores das flores', como acolhida seguido de informações gerais sobre a educação, Prova Brasil e Ideb, além de prestação de contas para a comunidade escolar e monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).

A formação tratou da divulgação e análise do resultado do simulado da Prova Brasil; estabelecimento de rotina com uso dos descritores em todos os componentes curriculares; ação educativa; divulgação e análise do ‘Acervo do Professor' do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Segundo Tempo (PST), encerrando com trabalho pedagógico coordenado por um professor, por série.

Fiscalização

 Para organizar o trânsito durante os períodos de entrada e saída dos alunos das unidades escolares. A Agência Municipal de Trânsito (Agetrat) está realizando a Operação Volta às Aulas. Os patrulheiros irão fiscalizar o entorno das escolas publicas e particulares de Corumbá até o próximo dia 5 de agosto. De acordo com cronograma, a ação acontecerá nos períodos de 06h30 às 07h30; 11h às 13h30 e 16h30 às 17h30, horários considerados de maior movimento. Seguindo a programação, nesta quarta-feira (28), no período vespertino, a ação vai acontecer nas escolas Tenir e Santa Tereza.

Na quinta-feira (29), será a vez das escolas Ciríaco de Toledo; Barão do Rio Branco; Dom Bosco e Sesi. Para o dia 1º de agosto está prevista a fiscalização no Cenic; Tilma Fernades; Cássio Leite de Barros e Isabel Correa. No dia seguinte, as escolas Rotary; José de Souza Dammy; Delcídio do Amaral e Castro Brasil receberão a ação da Agetrat. Na quarta-feira (3) a operação acontecerá nas escolas Gabriel Vandoni de Barros; Almirante Tamandaré; Nathércia Pompeu dos Santos e Adventista. Na quinta, os patrulheiros estarão nas escolas Assembléia de Deus; Macena de Brito; Objetivo e João Leite. A ação encerra no dia 5 com a fiscalização do trânsito nos prédios do Maria Leite, Octacílio Faustino; Fernando de Barros e Santa Inês.