8ª edição do “Se Essa Rua Fosse Minha” beneficia Cristo e Guató

A 8ª edição do programa "Se Essa Rua Fosse Minha", um dos carros-chefes da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), vai beneficiar os moradores do bairro Cristo Redentor e do conjunto Guató. Os serviços de pavimentação por meio de lajotas sextavadas serão executados nas alamedas Simão Bolívar, no Cristo, Aguapé e Vitória Régia, estas duas no Guató. Cinqüenta e cinco moradores dessas localidades já iniciaram, no final de junho, a etapa de capacitação e qualificação profissional, efetuada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Após a conclusão desta fase, que tem a carga horária de 70 horas/aula entre teoria e prática, serão iniciados os trabalhos de construção e assentamento das lajotas. A fabricação do calçamento é realizada na usina que a Prefeitura mantém ao lado do Paço Municipal. Os calceteiros, todos moradores das áreas beneficiadas, recebem uma bolsa-auxílio durante o período das obras. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e envolve todas as pastas da Administração Municipal.

"Desde a última edição, o Se Essa Rua Fosse Minha está mais amplo, com a participação de toda a Prefeitura, o que nos permite levar os mais diferentes serviços não só aos trabalhadores, mas a toda a comunidade que está sendo beneficiada", destacou a secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, coordenadora geral do programa. "Esta ação tem grande alcance social porque é feito em conjunto com a sociedade, que se beneficia diretamente, tanto socialmente quanto com a infra-estrutura", complementou a primeira-dama.

Durante a 7ª edição, o Se Essa Rua Fosse Minha pavimentou as alamedas Aroeiras, Tarumã, o Setor 13 (quadra 185) e a Rua Marechal Floriano, no Cherogamy; alamedas João XXI, Dea Baltar e Ermelinda Morais, no bairro Primavera, e Alameda Simão Bolívar, no Cristo Redentor. Ainda dentro desta iniciativa, o prefeito entregou, em 2009, 3.075 metros quadrados de lajotamento no distrito de Albuquerque, distante cerca de 70 quilômetros da área urbana de Corumbá. Boa parte da avenida Imaculada Conceição, a principal via da localidade, foi pavimentada.

Iniciado em 2007, o programa é realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS). Em 2011, além do Senai, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) será parceiro da Prefeitura de Corumbá durante a execução do Se Essa Rua Fosse Minha.