Retomada é celebrada com homenagens a Antônio Maria Coelho

Os 144 anos da Retomada de Corumbá foram celebrados com uma cerimônia cívico-milirar realizada nesta segunda-feira (13) na Praça da Independência. Uma coroa de flores foi depositada aos pés da estátua do marechal Antônio Maria Coelho, herói do episódio mais marcante da Guerra do Paraguai, que recebeu uma nova placa comemorativa oferecida pelo Exército Brasileiro. O Hino Nacional e a Marcha a Corumbá foram executados pelas bandas de música Manoel Florêncio e do 17º Batalhão de Fronteira. "Essa é uma data histórica cheia de significado para nós. Bem aqui perto, na Ladeira Cunha e Cruz, um time de patriotas guerreiros venceu a batalha que devolveu Corumbá ao Brasil. Aquele momento esta ligado à nossa vida até hoje. E vai estar sempre", afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Segundo o prefeito, esta vitória ainda reflete, de forma muito positiva, no cotidiano do povo corumbaense. "Olho para os nossos dias, para a nossa terra e para o nosso povo e percebo que também hoje é assim que estamos vencendo os desafios. Os tempos, graças a Deus, são de paz; as batalhas não são mais por território, mas para vivermos melhor na terra que dividimos. E justamente por isso devemos sempre estar unidos", complementou Ruiter, salientando ainda o desenvolvimento de toda a região. "Estamos promovendo juntos outra retomada de Corumbá, a do crescimento. Se observarmos o que construimos nesses últimos anos, veremos que são muitas as conquistas, todas elas relevantes. A forma como pensamos nossa cidade e trabalhamos por ela está dando certo", reforçou.

Como já se tornou tradição na comemoração do 13 de Junho, o bisneto do marechal Antônio Maria Coelho, Satiro Coelho, de 95 anos, participou da solenidade. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Márcio Ferreira de Melo; o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha; o comandante da 17º Batalhão de Fronteira, coronel Marcelo Dutra de Oliveira; e o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) também prestigiaram o ato, realizado durante a manhã desta segunda-feira.

Homenagem

O coronel Marcelo Dutra de Oliveira e o segundo sargento Aurélio Souza, comandante do destacamento de Porto Índio, foram homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá com a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho. Durante todo o dia, pertences do general ficaram expostos ao público na Praça da Independência.