Professores passam por capacitação visando à Provinha Brasil

Professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam durante esta sexta-feira (10) e também na próxima semana da Formação em Serviço cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento da ação pedagógica nas escolas do Município. A capacitação é voltada para profissionaisque trabalham com os estudantes do 2º, 5º e 9º ano e participarão da Provinha Brasil, uma das avaliações que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (Mec).  

Durante a capacitação são repassadas aos professores as principais dificuldades dos estudantes do Ensino Fundamental, encontradas em uma ação pedagógica realizada mês passado pelos técnicos da Secretaria de Educação. Na ação desta sexta-feira, as informações são voltadas para 42 educadores da Reme que atuam na 2º série. "Nossa meta é garantir a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos, um direito do cidadão. Após os levantamentos realizados em maio, detectamos dificuldades em nossos estudantes que precisam ser sanadas independente da realização da Provinha Brasil, em novembro", atentou o secretário de Educação, Hélio de Lima.

"Avaliamos o domínio da produção de texto, pontuações, parágrafos, operações matemáticas e a partir destes resultados definimos quais metodologias vamos utilizar para superar as dificuldades", observou o secretário de Educação. A Formação em Serviço foca na aplicação dos conteúdos de português e matemática, revisão do dia, exercícios de fixação, entre outros aspectos que envolvem a construção do conhecimento.

Desde fevereiro, 1,4 mil servidores das escolas municipais participam de capacitações que focam na melhoria da aprendizagem e também na realização da avaliação do MEC. "Melhorando o Ideb de Corumbá, consequentemente há um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) composto também pela qualidade da educação básica oferecida no município", comentou o secretário. Nos dias 28 e 29 de junho os alunos do 2º, 5º e 9º ano irão participar do 1º simulado da Prova Brasil, para terem contato com o tipo de prova e aprenderem a preencher corretamente o cartão de respostas entre outras questões que podem ser sanadas antes da realização da prova, em novembro.