Prefeito empossa membros do Conselho Municipal de Educação

Foram empossados na manhã desta terça-feira (28) os 24 novos membros e suplentes do Conselho Municipal de Educação de Corumbá. A solenidade foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), acompanhado de representantes do poder Executivo, Legislativo e líderes sindicais. Após a posse, foi realizada a eleição da nova diretoria que terá a função de assessorar o Município nas questões relativas à educação.

Por unanimidade, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Leda Maria Alvarenga, foi eleita a presidente do Conselho. Para a vice-presidência foi empossada Raquel Guimarães do Prado, que representa o sistema estadual de ensino. Os novos membros e suplentes cumprirão mandato no triênio 2011/2013. O CME foi criado pela Lei Municipal nº 0969 de 26 de janeiro de 1987 e é considerada uma das instituições mais antigas de Mato Grosso do Sul. Os integrantes são representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sindicatos, Organizações Não Governamentais, Sistema Estadual de Ensino, Associações de Pais e Mestres, Escolas Particulares, Universidades e da União Corumbaense de Estudantes.

Os membros foram nomeados pelo prefeito de Ruiter, por meio do Decreto nº 924, de 9 de junho de 2011. Os integrantes passam a ter funções consultiva, deliberativa e normativa da política municipal de educação e devem assessorar a Prefeitura conforme as legislações federal, estadual e municipal. O Conselho acompanha e auxilia também na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Participaram da cerimônia de posse o prefeito Ruiter, acompanhado pela secretária especial de Integrações das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; secretário municipal de Educação, Hélio de Lima; secretário de Administração e Finanças, Daniel Martins Costa; secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla; pelo subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, diretores de escolas de Corumbá, presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini (PP) e os vereadores Marcelo Iunes (PMDB) e João Bosco da Silva e Souza (PT).

Foram titulados no Conselho Municipal de Educação como titular ou suplente: Mabel Mônaco Dib e Elisama de Freitas Cabalheiro (representando a Prefeitura Municipal); Roseane Limoeiro da Silva e Luís Manoel Bezerra (Câmara Municipal); Leda Maria Alvarenga e Rosemary Assunção Alves Zozias de Lima (Secretaria Municipal de Educação); Márcia Capistrano e Marilze Rodrigues (Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SIMTED); Andréa Duarte de Oliveira e Rosa das Graças Nunes Delgado (Organizações Não Governamentais); Raquel Guimarães do Prado e Nilda Afonso Ferreira (Sistema Estadual de Ensino). Marcio Irso Rigo e Éder Lopes Zanella (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Corumbá);

Marli das Neves Guadalupe e Lucinéia Mora Florentino Amorim (Associação de Pais e Mestres); Carla Martins Mansilla Ady e Terezinha Baruki (Sindicato das Escolas Particulares); Hellen Jaqueline Marques e Débora Catarina Silva (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Simone Iara Benites da Silva e Jairto Saraiva Moreira (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e Maísa dos Santos Sigarini de Moraes e Rosiane Ruth de Almeida Albuquerque (União Corumbaense dos Estudantes).