Povo das Águas pretende atender 780 ribeirinhos no baixo Pantanal

Equipes da Prefeitura de Corumbá e voluntários realizam na manhã desta quarta-feira (8) atendimentos médicos, odontológicos, sociais e educacionais no Porto Formigueiro. No período da tarde, a região beneficiada será a do Porto da Manga, das 14h às 18 horas. A ação integra a 9ª edição do Programa Social Povo das Águas, que ocorrerá durante os dias 8 a 11 de junho e pretende levar atendimento para 218 famílias ribeirinhas do baixo Pantanal com estimativa de 780 pessoas. A saída da embarcação ocorreu na noite dessa terça-feira no Porto Geral de Corumbá.

O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, com o apoio de outras pastas da Administração Municipal, como a Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Defesa Civil e a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Nesta 9ª edição do programa as equipes irão levar 450 roupas, 800 casacos e quatro fardos de colchas, sendo esses doados pela Receita Federal; 230 cestas básicas; 230 lonas; 40 kit's para bebê e 230 quilos de verduras (abóbora, mandioca e frutas) adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea.

Na área da saúde, dois médicos, dois dentistas e uma enfermeira vão avaliar a saúde dos ribeirinhos e prestar os atendimentos básicos. Estarão disponíveis as doses das vacinas BCG, Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Viral, Gripe e H1N1. Haverá também a antecipação do início da campanha contra a Poliomelite, que começa em todo o Brasil no dia 18 de junho, porém aproveitando o deslocamento das equipes até o baixo Pantanal, as crianças menores de cinco já vão tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.

O foco desta edição está no auxílio às famílias ribeirinhas que tiveram prejuízos por conta da exagerada cheia no Pantanal registrada neste ano. Áreas e residências estão inundadas com as águas do rio Paraguai e seus afluentes. Preocupada com este cenário, a Prefeitura de Corumbá busca ações e medidas para amenizar o sofrimento destas pessoas que sobrevivem da pesca, pequenas produções rurais ou são funcionários em fazendas, sendo que a cheia de 2011 prejudicou os lucros nesses três setores.

O subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, ressaltou a importância desse programa que leva auxílio às famílias ribeirinhas do Pantanal sul-matogrossense. "É interessante dizer que os servidores da Prefeitura não estão indo nesta viagem apenas para cumprir com suas obrigações. Participar deste programa faz aumentar o espírito da solidariedade e humildade em cada um de nós. Que esta ação sirva de exemplo de um trabalho bonito e gratificante", disse.

Atendimentos

Nesta quinta-feira (9) a ação se concentra na região de Forte Coimbra, na Escola Municipal Ludovina Portocarrero, das 8h às 14 horas. Na sexta-feira (10), o Povo das Águas chega ao Porto Esperança. Os atendimentos médicos, odontológicos, sociais e educacionais serão realizados em frente a Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 8h às 14 horas. A 9ª edição do programa será encerrada no dia 11 (sábado) no Porto Morrinho. A equipe recebe os ribeirinhos no Porto da Odila, das 8h às 12 horas. Os moradores ainda poderão aproveitar o programa social para mudar o visual. Uma profissional ficará a disposição dos ribeirinhos durante os dias da ação.