Parceria garante estágio para alunos do Centro de Qualificação

Alunos que estão participando de cursos oferecidos pelo Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco vão poder realizar estágios em empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Corumbá (Sindivest). A parceria foi estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), durante reunião ocorrida no Centro Dom Bosco, quando foram apresentadas propostas à instituição para atender os futuros profissionais.

O projeto foi apresentado ao IEL pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Corumbá, Luciano Signorelli Costa, atendendo orientações do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), no sentido de preparar os alunos para fazerem frente ao mercado de trabalho, de uma maneira estruturada. Ele lembra que o encaminhamento dos futuros profissionais para o Instituto será feito pela Gerencia do Trabalho, que está coordenando os trabalhos no Centro Dom Bosco, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana.

O responsável pelo Setor de Trabalho da Secretaria, professor Dílson Antonio Morais da Fonseca, também participou do encontro e, além do encaminhamento dos alunos, o setor será responsável também pelos tramites burocráticos, colocação nas empresas, acompanhamento dos estágios, diretrizes, prazos e vigências, facilitando assim o desenvolvimento das ações e promovendo o intercambio entre alunos e as empresas filiadas ao Sindivest.

Luciano observou que esta parceria com o IEL vão ao encontro dos objetivos da Prefeitura que é "inserir de forma direta, essas pessoas no mercado de trabalho, no comércio local, conciliando a teoria com a prática". O encontro contou com as presenças da presidente do Sindivest, Lenise de Arruda Viegas, e representantes do IEL. Dílson informa que o estágio será de extrema importância para os alunos "exercitarem o aprendizado nas mais diferentes empresas", observando que os futuros profissionais encaminhados, serão remunerados como estagiários. Lenise Viegas mostrou enorme interesse no projeto e está disposta a levar a ação adiante.

A parceria integra o Projeto de Olho no Futuro, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Superintendência de Desenvolvimento Econômico.