Pantanal comemora o 146º aniversário da Batalha do Riachuelo

Uma exposição no Porto Geral de Corumbá, às margens do Rio Paraguai, marca neste sábado (05), o início das comemorações do 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, considerada a Data Magna da Marinha do Brasil. A programação está a cargo do 6º Distrito Naval, que planejou uma série de atividades tanto na cidade corumbaense, como em Ladário, sede da instituição militar.

A exposição no Porto acontece no período das 09 às 17 horas e será uma oportunidade para a população conhecer os materiais utilizados pela força, bem como visitar os navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso. Também no sábado, o 6º Distrito programou uma ação social no CEAC, localizado no Bairro Boa Esperança, em Ladário. Será das 08 às 12 horas, período em que a comunidades contará,com atendimento médico e odontológico.

Para domingo, dia 05, o Comando do 6º Distrito mantém a exposição no Porto Geral, das 09 às 17 horas, mas preparou uma série de outras atividades no mesmo local, para comemorar o aniversário da Batalha do Riachuelo. Às 16 horas haverá demonstração de operação de guerra no Pantanal, e às 17 horas, a presentação das Bandas de Música da Marinha e Manoel Florêncio. Antes, na parte da manhã, das 08 às 12 horas, ação social na Escola Municipal Almirante Tamandaré, em Corumbá, quando serão disponibilizados à comunidade, atendimento médico e odontológico.

Para o dia 08, quarta-feira, a programação prevê apresentação da Banda de Música da Marinha e da Fanfarra da Escola Municipal João Baptista, no coreto do centro de Ladário, a partir das 17 horas. A cerimônia cívico-militar alusiva ao 146º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e de imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval, acontece no dia 10, sexta-feira, na sede do Comando do 6º Distrito Naval, a partir das 16 horas.

O encerramento da programação festiva será dia 11, sábado, com a realização da Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo, com largada às 08 horas, no Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval.
O grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, é comemorado anualmente pela Marinha do Brasil em 11 de junho. É considerada pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra. A situação se inverteu com a Batalha do Riachuelo, que garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra.

Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se um dos principais eventos a serem rememorados.