Livro vai contar, através de fotos, tradição do Banho de São João

Você é fã da Festividade do Banho de São João de Corumbá? Então que tal participar da publicação de 500 livros ilustrativos que serão distribuídos gratuitamente em todo o estado do MS? Se você tem uma foto artística da festividade e/ou das comunidades festeiras, não deixe de fazer parte dessa seleção, sua foto poderá ser publicada com os seus devidos créditos mediante sua autorização. Se você curte fotografia e não possui nenhum registro, ainda está em tempo, poderá fazê-lo este ano e nos enviar até o dia 30 de junho de 2011.

Basta enviar sua foto para projethos@gmail.com, informando seu nome completo, cidade, RG e telefone. Sua imagem poderá ser publicada na produção ilustrativa intitulada – "Deus te salve João Batista! Uma contribuição sobre o Banho de São João de Corumbá – Mato Grosso do Sul".

Mais informações sobre a publicação:

Este projeto é aprovado pelo FIC – Fundo de Investimento Cultural do Estado do Mato Grosso do Sul/Fundação de Cultura do MS -, o principal objetivo desta proposta é registrar e difundir o bem cultural imaterial sul mato-grossense, o Banho de São João de Corumbá registrado como patrimônio imaterial histórico, artístico e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul, com vistas na sua conservação e melhoria das condições de sustentabilidade social, por meio de publicação de livro ilustrativo.

Apoiado em material documental, bibliografia disponível e investigação em campo, os registros se concretizarão na distribuição gratuita no MS de 500 cópias de livro artístico-cultural intitulado "Deus te salve São João Batista! Uma contribuição sobre o Banho de São João de Corumbá – Mato Grosso do Sul".

O livro contará ilustrativamente, com o apoio de textos introdutórios, a história e os aspectos dos elementos dessa manifestação popular cultural: as comunidades de festeiros, as novenas, as procissões, os tocadores e os cantadores do cururu, a dança do siriri, o banho do santo, o êxtase, a alegria e a devoção. Ressalta-se que, em busca dos elementos textuais introdutórios e ilustrativos, chave dessa manifestação popular, as fotografias têm o intuito de complementar o conjunto que forma a identidade, a memória e contemporaneidade dessa tradição popular com a participação da sociedade.