Jardim Caipira reforça tradição dos festejos juninos em Corumbá

As banderolas e quadrilhas já começam a dar forma aos festejos juninos em Corumbá. O Jardim da Independência, ponto de encontro da família corubaense, agora ganhou um colorido especial para celebrar uma das datas mais importantes do calendário de eventos do município, o São João. Na noite desta sexta-feira (10) a principal praça da área central da cidade se tornou o Jardim Caipira ao som de ritmos românticos cantados durante a Seresta dos Namorados, no tradicional Coreto.

Antes das apresentações musicais, vários grupos mostraram os ritmos das quadrlhas. Com passos coreografados, vestidos floridos e maquiagem bem feita, crianças, adultos e adolescentes animaram o público que foi prestigiar a estrutura montada no agora Jardim Caipira. Os pais aproveitaram a ocasião para também vestir os filhos com fantasias caipiras mostrando que a tradição junina ainda está viva nas novas gerações. "Todos os anos eu coloco vestidinho e chapéuzinho nela. Fica tão bonitinha e lembro da minha infância, quando minha mãe fazia isso em mim", comentou a dona de casa Jucinéia Batista Silva, com a pequena Júlia de 4 anos que já ensaiava alguns passos juninos.

A Praça de Alimentação também foi local bastante concorrido pelos presentes. Peixe frito, bobó de galinha, carreteiro, cachorro quente e outras delícias regionais estavam sendo servidas pelos ambulantes que aproveitam as datas festivas para complementar a renda familiar. "Toda vez que vejo essas barraquinhas, corro para aproveitar e comer bem. Os pratos são gostosos e com preço justo", afirmou a estudante Larissa Corrêa Campos que levou o namorado para curtir a noite de sexta-feira no Jardim Caipira.

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt, o envolvimento da família corumbaense com os festejos juninos mostra o quanto a tradição ainda faz parte da vida da população. "Seja dançando quadrilha, siriri, tocando viola-de-cocho, sendo festeiro ou apenas prestigiando, o corumbaense está participando mais e mantendo viva essa cultura, o que é o nosso objetivo, perpertuar a tradição entre as gerações", atentou.

Seresta

A noite foi também repleta de ritmos românticos para esquentar os corações apaixonados. Subiram no coreto para apresentações musicais diversos cantores locais, sendo eles Elizeth, Marluce Brasil, Joice, Douglas Magalhães, Daniele Cunha, Wender, Lu Barreto, Léia Barreto, Waguinho Paredes e Marinho Azevedo e Banda.