Instituto Federal oferece vagas para curso superior em Corumbá

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) está oferecendo 280 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com início no 2° semestre de 2011. Somente para Corumbá são 40 vagas na área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, noturno. Com esta oferta, a Instituição passa a ter ensino superior na Cidade Branca e em mais seis unidades, com opções também para cursos tecnológicos sobre Agronegócio, Sistemas para Internet, além de uma Licenciatura em Química.

As inscrições gratuitas deverão ser efetuadas de 15 a 19 de junho, exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Sisu, no endereçohttp://sisu.mec.gov.br. Além de Corumbá, estão sendo oferecidas vagas para Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2010, e que possuam nota maior do que zero na redação.

O processo seletivo possui uma única etapa de inscrição. O candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. Durante o período de inscrição, estas poderão ser alteradas, considerada válida a última confirmada.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A primeira chamada sairá no dia 22 de junho, e a segunda, no dia 2 de julho. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Os convocados na primeira chamada devem se matricular nos dias 27 e 28 de junho, os da segunda chamada, nos dias 5 e 6 de julho.

Lista de Espera

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse entre os dias 2 e 7 de julho, apenas na primeira opção de vaga do candidato.

Podem manifestar o interesse, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula.

Sisu – É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição, participam 48 instituições, sendo 19 universidades federais, 4 universidades estaduais, 23 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica.