Governo Federal garante mil vagas para o Projovem em Corumbá

Corumbá foi contemplada com mais mil vagas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) desenvolvido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o que informou na tarde desta quinta-feira (09) o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) após contato por telefone com o gerente de Ações para a Juventude da Prefeitura, Márcio Cavasana, que se encontra em Brasília (DF). O programa será desenvolvido pela segunda vez na cidade. Em 2009, outras mil vagas foram disponibilizadas, o que possibilitou a formatura de 828 pessoas em março de 2010.

Na oportunidade, os formados foram nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida, com 269 concluintes; Turismo e Hospitalidade, com 231; Telemática, com 220; e Construção e Reparos, com 108 pessoas capacitadas. O programa atendeu jovens com idade entre 18 e 29 anos, por meio de um processo iniciado agosto de 2009, com a inscrição de 2.113 pessoas. Desse total, 1.268 foram selecionadas e 1 mil matriculados.

Márcio Cavasana explicou que a confirmação de uma segunda turma em Corumbá foi confirmada na tarde desta quinta-feira pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS), autor do pedido, após receber comunicado do ministro do Trabalho Carlos Lupi. Ao todo serão 7.500 vagas para todo o Estado, sendo mil para Corumbá, mil para Três Lagoas e 5.500 para o governo do estado distribuir entre os demais municípios. Durante o curso, cada jovem receberá uma bolsa no valor total de R$ 600,00, em parcelas mensais durante o período de profissionalização.