Escola de Governo realiza 1º Encontro de Políticas Públicas em RH

A Escola de Governo (EGOV), pasta da Administração Municipal responsável pela seleção e capacitação dos servidores municipais, realiza durante toda esta quarta-feira (22) o 1º Encontro de Políticas Públicas em Recursos Humanos. O evento, ocorre no Centro de Convenções do Pantanal e tem como objetivo repassar informações para representantes de secretárias, fundações e autarquias da Prefeitura de Corumbá com o intuito de formar lideranças que irão atuar como gestores de Recursos Humanos.

Focada na melhoria do desenvolvimento dos servidores municipais, a Escola de Governo visa realizar capacitações, seminários, workshopings, cursos e diversas atividades que vão tornar o atendimento ao público mais satisfatório e com maior qualidade. Para isso, foram nomeados representantes da Administração Municipal para que se tornem gestores de Recursos Humanos e possam ser uma fonte com a EGOV. Por meio destes profissionais, será possível repassar informações sobre disponibilidade de cursos, demanda de qualificação e seleção de profissionais.

A abertura do encontro contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que aproveitou a ocasião para explicar aos novos gestores as obrigações que eles vão passar a exercer na busca da otimização do serviço público e aplicação da nova política salarial, que visa gratificar os servidores por meio da produtividade. "Os gestores terão a obrigação de também fiscalizar se os funcionários estão exercendo suas funções de maneira satisfatória para a máquina administrativa e também para a população. Não acho justo uma pessoa receber uma gratificação, sendo que ela produz", comentou Ruiter explicando que a mensagem da nova política de remuneração dos servidores deve ser encaminhada à Câmara Municipal ainda neste primeiro semestre de 2011.

De acordo com a diretora-presidente da EGOV, Maria Antonieta Sabatel, o encontro será realizado em cinco módulos. "Neste primeiro momento vamos apresentar aos gestores o que é a Escola de Governo, de qual forma ela funciona, por meio das normativas e funções dos comitês. Daqui a 45 dias iremos realizar mais um encontro focando na cultura organizacional", explicou. O evento começou às 7h30 e deve encerrar às 17h15, após a realização de diversas palestras que vão ajudar na gestão e qualificação do recursos humanos da Prefeitura de Corumbá.

Neste primeiro encontro, a gestora do Caps-AD, a psicóloga Silvia Freire, falou sobre o tema: "Relações Humanas no trabalho", buscando explicar de qual forma deve ser feito o acolhimento da população que procura os servidores públicos buscando resolver problemas ou atendimentos corriqueiros. Em seguida, a assistente social Beatriz Assad, coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), focou na questão da "Saúde do Trabalhador". "Detectamos que a maior causa de afastamento de profissionais da Prefeitura de Corumbá se deve a problemas relacionados a saúde", atentou Maria Antonieta.

O encontro segue com a palestra do superintendente de Recursos Humanos, Wilson Fernandes, que vai explicar sobre os procedimentos administrativos em RH. No período da tarde, haverá palestras sobre: "Projeto de criação da Escola de Governo"; "Regimento interno da EGOV"; "Instruções Normativas 1 e 2 da EGOV", "Função dos Comitês"; "Parcerias da EGOV" e "Plano e Cronograma de Curso". A Escola de Governo foi instituída pelo decreto número 866, de 27 de dezembro de 2010, assinado pelo prefeito Ruiter.